no

Tontura Pode Causar Aposentadoria Pelo INSS? Especialistas Explicam

Você sofre com tonturas ou de labirintite? Confira se você pode se apostar pela enfermidade pelo INSS.

Tontura Pode Causar Aposentadoria Pelo INSS?
Tontura Pode Causar Aposentadoria Pelo INSS?

Muitas pessoas que sofrem de tontura e labirintite se veem com inúmeras dificuldades de se encaixar no mercado de trabalho, visto que a doença pode incapacitar muito este trabalhador; dessa forma, confira se a enfermidade pode trazer algum tipo de benefício do INSS.

Deve ser entendido que, a labirintite é uma doença que afeta o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e orientação espacial e a tontura. Dessa forma, entre os sintomas mais comuns estão a tontura, vertigem, náuseas e zumbido no ouvido.

E acerca desses sintomas, muitas pessoas se perguntam se a labirintite pode causar aposentadoria pelo INSS, visto que é quase impossível uma pessoa com a doença atacando frequentemente ter um bom rendimento no trabalho.

A labirintite aposenta? Entenda

Neste sentido, conforme especialistas em saúde, a resposta é: depende. Isso pois, a labirintite em si não é uma doença que garanta a aposentadoria pelo INSS, mas pode gerar incapacidade para o trabalho em casos mais graves e prolongados.

Labirintite dá Aposentadoria por invalidade pelo INSS? Confira

Neste diapasão, para que o trabalhador consiga a aposentadoria por incapacidade, é necessário passar por uma perícia médica do INSS, que avaliará a gravidade da doença e sua relação com a capacidade laboral do indivíduo. Se for constatada a incapacidade, o trabalhador poderá ter direito ao benefício.

É importante também frisar que a aposentadoria por incapacidade não é uma regra para todas as pessoas com labirintite. Assim, cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando a gravidade dos sintomas e sua relação com o trabalho exercido pelo trabalhador.

Pelo exposto, é importante buscar acompanhamento médico especializado para um diagnóstico preciso da doença e, se necessário, solicitar a perícia médica do INSS para avaliar a possibilidade de aposentadoria por incapacidade.

Doenças que aposentam e muitos ainda não sabem

Vale lembrar que, mesmo com tanta informação na internet e nas mídias sociais, há ainda diversas doenças que muitas pessoas desconhecem que podem levar à aposentadoria por invalidez junto ao INSS. Essas doenças podem afetar diversas áreas da saúde e incapacitar o trabalhador para o exercício de suas atividades laborais.

Uma dessas doenças é a fibromialgia, uma condição que causa dor em todo o corpo, fadiga e distúrbios do sono. Essa doença não tem cura e pode afetar pessoas de todas as idades e sexos.

Pelo exposto, casos graves de fibromialgia podem causar limitações significativas nas atividades diárias e na capacidade de trabalhar, o que pode levar à aposentadoria por invalidez.

Ademais, outra doença que muitas pessoas desconhecem que pode levar à aposentadoria é a Espondilite Anquilosante.

A mesma é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente a coluna vertebral. Essa doença pode levar à rigidez da coluna vertebral, além de dor e fadiga. Assim, a Espondilite Anquilosante pode limitar significativamente a capacidade de trabalhar e, em casos graves, pode levar à aposentadoria por invalidez.

Por fim, também, a doença de Crohn pode afetar a capacidade de trabalho devido aos sintomas debilitantes e pode levar à aposentadoria em casos graves. Outrossim, o INSS analisa caso a caso e leva em consideração diversos fatores para conceder ou não a aposentadoria por invalidez.

Veja Como Incluir Dependentes E Ganhar Descontos.

Imposto de Renda 2023: Veja Como Incluir Dependentes E Ganhar Descontos

Anticoncepcional Masculino Deve Ser Lançado Ainda Em 2023.

Anticoncepcional Masculino Deve Ser Lançado Ainda Em 2023 E Deve Movimentar A Economia