no ,

URGENTE: O App Meu INSS Já Disponibilizou o PPP

Governo disponibilizou o acesso ao PPP através do aplicativo Meu INSS. Confira os detalhes da nova funcionalidade

O aplicativo Meu INSS já disponibilizou o acesso ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para aqueles que desejam acessar.

Segundo o eSocial, a funcionalidade já está disponível a todos que necessitam no aplicativo Meu INSS.O trabalhador pode utilizar a aplicação caso queira conferir.

Nesse interim, as empresas, através do sistema do eSocial, transmitem informações que viabilizam a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Nesse caso, é possível realizar o acesso pelo aplicativo do Meu INSS. Logo, trata-se da digitalização de um relevante processo de registro de dados do trabalhador.

Perfil Profissiográfico Previdenciário? O que é?

A principio, o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um tipo de histórico laboral do trabalhador. Ademais, são cadastradas informações sobre dados da empresa, trabalhador, ambiente e também as atividades especiais. Em suma, a funcionalidade permite ao INSS reconhecer o período ao qual o trabalhador esteve ativo para realizar o calculo para uma possível aposentadoria.

O PPP físico ainda é relevante?

Conforme informações oficiais, a partir de janeiro de 2023, o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) poderá ser apresentado pelo trabalhador somente em formato eletrônico. No entanto, para os períodos anteriores, será necessário solicitar o PPP físico à empresa, pois ele faz parte da documentação exigida para a solicitação da aposentadoria.

O sistema do eSocial destaca que o PPP será emitido eletronicamente para os segurados, empregados, cooperados e trabalhadores avulsos, independentemente da área de atuação da empresa e do nível de exposição a agentes prejudiciais à saúde.

Qual a importância eSocial na relação empresa e empregado

Primeiramente, as informações enviadas ao eSocial são de extrema importância, e farão parte da composição do histórico laboral do trabalhador para a sua aposentadoria. Espera-se que esses dados sejam de fácil acesso através do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Nesse sentido, situações como afastamentos e férias, serão transmitidos para o eSocial, considerando os periódicos e os não periódicos. Nesse hiato, é importante que as empresas reportem tais situações para a ferramenta. Vale lembrar que, a visualização do PPP eletrônico já está disponível no site ou no aplicativo Meu INSS desde o dia 16 de janeiro, considerando a última versão do eSocial S-1.1.

Informações centralizadas

Certamente, a centralização das informações através do eSocial é extremamente importante para a relação entre empregador e empregado. Nesse aspecto, garantindo que os direitos do trabalhador sejam protegidos e que a empresa possa comprovar o envio correto das informações em casos de reclamações trabalhistas, entre outras situações.

PPP: CONFIRA mudanças decorrentes da Instrução Normativa 33!

PPP: CONFIRA mudanças decorrentes da Instrução Normativa 33!

Lula assinou MP do novo Bolsa Família; mais 700 mil famílias contempladas!

Lula assinou MP do novo Bolsa Família; mais 700 mil famílias contempladas!