no ,

Usar WhatsApp No Trabalho Causa Demissão? Confira Como Utilizar Sem Prejuízos

Entenda como funciona o uso do WhatsApp no trabalho. Confira conforme o Direito se o uso pode causar a demissão do funcionário.

Geralmente, toda empresa têm normas que regulamentam a utilização do WhatsApp no trabalho. Portanto, geralmente é utilizado pelos colaboradores devida a sua facilidade.

Portanto, como dito, o aplicativo, além de possibilitar uma comunicação facilitada, possui também uma usabilidade muito grande no ramo empresarial.

Utilização do WhatsApp no trabalho; Entenda


Deve ser entendido que, independente da área de atuação, deve ser lembrado que, o aplicativo é muito requisitado para a captação de clientes.

Uso do WhatsApp Entre colaboradores


Vale lembrar que aqui é um ponto muito preocupante, já que, a utilização indiscriminada do WhatsApp no trabalho, pode ser muito prejudicial, gerando muitos processos trabalhistas.


Outrossim, uma agravante para tanto é que, a legislação trabalhista ainda não ter sofrido atualização após a popularização dos aplicativos de mensagem.

Afinal, há regulamento para o uso do WhatsApp no trabalho? Entenda


Vale lembrar que, algumas empresas já foram condenadas a pagar indenizações por cobrarem tarefas de funcionários através dos grupos de whatsapp fora do horário de trabalho.

Também, por falta de legislação, funcionários já foram demitidos por utilizarem o app dentro do serviço. Portanto, uma dica a ser dada por ambas os lados, é da utilização do app na modalidade Business, ou seja, um aplicativo de mensagens específico ao trabalho.

Aplicativos de Mensagem fora do expediente de trabalho; Entenda


Destaca-que, outro tipo de situação se trata do constrangimento a colaboradores em grupos de trabalho, estes através de cobranças ou mesmo de exposições constrangedoras, nas quais podem gerar um grande problema para empresa.

Dessa forma, além da desmotivação, pode existe também o passivo trabalhista, este que na qual caracteriza na maioria das vezes assédio moral.

Portanto, é necessário que todo local de trabalho tenha um regulamento acerca da utilização do WhatsApp no trabalho.

Ademais, todo trabalhador deve informar à empresa a criação de todo e qualquer grupo de trabalho no WhatsApp ou em qualquer aplicativo de mensagens. Assim, caso determinados integrantes da equipe queiram criar um grupo no aplicativo, é indispensável registrar isso junto a um gestor.

Comportamentos errôneos podem virar punições severas

Também deve ser esclarecido o tipo de comportamento esperado dentro de grupos de mensagem, como não permitir constrangimento de funcionários, assuntos particulares ou temas externos como política e religião.

Isso pois, muitas vezes, algumas frases soltas podem ser interpretadas de forma errada e causar até mesmo uma demanda judicial solicitando dano moral.

Em suma, uma punição deve ser estabelecida caso alguma regra seja desrespeitada. Isso pois mostra que a organização estará atenta ao comportamento dos seus colaboradores nos grupos de mensagens do trabalho.

Cashback Banco Inter; confira como ganhar

Cashback Banco Inter; confira como ganhar

Fique-atento-Inss-pode-revogar-seus-benefcios-

POLÊMICA: Auxílios Do INSS Correm Risco De Serem Cortados