no ,

Vale-gás; confira o alerta para beneficiários

Saiba aqui o último comunicado disponibilizado pelo governo que acabou por preocupar os indivíduos contemplados com o benefício.

Vale-gás; confira alerta para beneficiários

Auxílio ou Vale-gás? Após décadas de assistência, o Vale-Gás patrocinada pelo Estado de São Paulo (SP) será extintao. O objetivo do benefício foi atender famílias carentes do estado de São Paulo na compra de botijões de gás para cozinha.

O Vale-Gás de São Paulo terá seu depósito definitivo no dia 28 de fevereiro, conforme divulgado no Diário Oficial. Dessa maneira, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) informa que o benefício iniciado durante a pandemia da Covid-19, e originalmente tinha data prevista de expiração em dezembro de 2022.

Fim do Vale-gás

Portanto, com prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2023, o Vale-gás repassado para os indivíduos que necessitam. Desse modo, o futuro fornecimento incidirá também sobre a aquisição de botijas de gás para cozedura, o que fará parte de outro projeto, que se encontra em fase de conclusão.

O governo reiterou que o Vale-gás depositado em janeiro e fevereiro, apesar de o prazo já ter vencido no final do ano passado. É importante lembrar que se trata de um benefício pago em parcelas a cada dois meses.

Segundo o governo do Estado de São Paulo, o repasse já chegou em 426 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa destinada a famílias com renda per capita de até R$ 178, que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), mas não recebem o Bolsa Família e vivem em comunidades ou favelas.

O Vale Gás Estadual foi instituído em julho de 2021 e distribuiu 100 reais para a compra de 13 quilos de gás de cozinha em botijão. Porém, a partir de maio de 2022, o valor foi aumentado em 10% devido à inflação, passando a ser reajustado para R$ 110.

O benefício continua?

Porém, o benefício concedido na esfera federal do Vale-Gás de São Paulo está acabando, e ainda está sendo pago pelo governo Lula.

No entanto, o Vale-gás é valorizado de forma diferente em 2023. Inicialmente, o programa oferecia apenas metade do preço médio nacional do botijão de 13 kg. Nos últimos cinco meses de 2022, o pedido provisório aumentou o percentual desse benefício para 100% do custo do item.

Inicialmente, a média integral teria sido concluída em dezembro do ano anterior. No entanto, em seu primeiro ato como Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva aumentou para 100% a participação da Vale-gás no preço médio nacional do gás de cozinha. Esteja ciente de que a média calculada regularmente pela Agência do Petróleo Natural (ANP).

Auxílio Gás; benefício pode não ser repassado

Auxílio Gás; benefício pode não ser repassado

Nota do Enem; saiba como conseguir aprovação

Nota do Enem; saiba como conseguir aprovação