no , , ,

Veja a reestruturação do Cadastro Único do Bolsa Família

Foi anunciado a reestruturação do Cadastro Único ao qual o governo utiliza para pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família.

Veja a reestruturação do Cadastro Único do Bolsa Família

A princípio, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a reestruturação do cadastro único. O governo utiliza o cadastro único para efetuar o pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família.

Será realizado uma revisão do cadastro único, banco de dados utilizado para o pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família. A iniciativa tem como objetivo atualizar os dados cadastrais das famílias beneficiárias, identificar casos de fraude e garantir que o auxílio financeiro chegue às pessoas que realmente precisam.

O governo federal investirá R$ 2,4 bilhões em 2023. O governo chamará cinco milhões de famílias. Seno as que estão registradas como tendo apenas um membro para atualizar seus dados cadastrais. Pois identificou que esse grupo é onde ocorrem mais casos de fraude. Sendo que a fraude já começa no cadastro único do usuário.

Cerca de 2,5 milhões de beneficiários recebem o Bolsa Família indevidamente, e muitos deles possuem renda de até nove salários mínimos.

Contudo, o objetivo da reestruturação é incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Os beneficiários que realmente precisam da transferência de renda não serão desligados.

Governo irá investir? – Cadastro único

Além disso, o governo irá investir R$ 200 milhões na contratação e treinamento de mais de 12 mil agentes para realizar uma busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eles irão até as pessoas em situação de rua, em comunidades indígenas e em outros grupos com menor acesso aos serviços públicos.

A reestruturação do cadastro único ocorre porque o governo anterior reduziu investimentos no Sistema único de Assistência Social (Suas) e implementou um aplicativo para gerir o registro, que não passava pelos filtros adequados. Ao qual permitia que muitas pessoas recebessem o recurso indevidamente. As prefeituras convocarão ativamente as 5 milhões de famílias unipessoais para atualizar seus cadastros, por meio de mensagens no celular ou no extrato do programa Bolsa Família. A revisão ocorrerá entre março e dezembro de 2023, e o governo incentivará as pessoas que não se enquadram nos critérios do benefício a se desligarem voluntariamente.

Sendo assim, o governo ressalta que a revisão do Bolsa Família não tem como objetivo prejudicar os beneficiários que realmente precisam do auxílio. Mas sim garantir que o programa atenda a sua finalidade, ajudando as pessoas que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. O governo também aposta em uma campanha de conscientização, incentivando as pessoas que não se enquadram nos critérios do benefício a se desligarem voluntariamente. Sendo assim, fique atento ao seu cadastro único para conferir se todas informações estão corretas.

“Novo Bolsa Família” será levado a Lula até próxima semana!

“Novo Bolsa Família” será levado a Lula até próxima semana!

Parcela do Bolsa Família disponível para esse NIS

Parcela do Bolsa Família disponível para esse NIS