no , ,

Veja bancos que voltaram a oferecer consignado do INSS

Veja agora mesmo bancos que voltaram a oferecer consignado do INSS. Fique informado sobre o que está acontecendo no cenário nacional.

Consignado-do-INSS-veja-bancos

Veja agora mesmo bancos que voltaram a oferecer consignado do INSS. Fique informado sobre o que está acontecendo no cenário nacional.

Incrivelmente, apenas um reduzido número de três bancos, na presente data de quarta-feira, 29 de março, está executando a linha de crédito consignado munida de garantia dos benefícios do renomado Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Banco do Brasil, sendo o pioneiro a comunicar a retomada, o fez em uma data anterior, mais precisamente na noite de terça-feira, 28 do mesmo mês, subsequentemente à aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), na mesma data, do incremento do teto dos juros mensais para um valor de 1,97%.

O Bradesco e o Santander sobre consignado do INSS, por sua vez, voltaram a conceder o crédito somente no dia atual, quarta-feira, 29. O Bradesco, com base em um comunicado, mencionou que já retomou a linha com a taxa que foi definida durante a reunião, a qual estabeleceu um valor de 1,97% ao mês. A coluna, devido à sua minuciosa apuração, averiguou que o Santander havia interrompido a concessão, porém retomou a oferta na data presente. No entanto, o banco não esclareceu qual taxa de juros irá operar.

Assim que o Banco Caixa voltar a disponibilizar a linha de crédito, a instituição assegurou que aplicará uma taxa média de juros de 1,87% ao mês, um valor inferior ao limite estabelecido de 1,97% mensais. Anteriormente, quando o limite era de 2,14% mensais, a Caixa já concedia a linha com uma taxa de juros semelhante.

Quais voltaram com consignado do INSS?

Cinco organizações anunciaram sua intenção de retomar a oferta de empréstimos a partir da publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União (DOU). As instituições são a Caixa Econômica Federal, o C6 Bank, o Daycoval, o Itaú, o Mercantil e o Pan. Este último acredita que a concessão de empréstimos deve começar já nesta quinta-feira (30).

Entenda o porquê

No dia 13, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) tomou uma decisão acerca de consignado do INSS.

Tal que impactou diretamente os aposentados e pensionistas que utilizam empréstimos consignados do INSS. O limite de juros para essa modalidade de crédito caiu de 2,14% para 1,7% ao mês. Em consequência, bancos estatais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal suspenderam a oferta dessa linha de crédito, deixando milhares de pessoas sem acesso a essa opção.

O Ministro da Previdência Social e presidente do CNPS, Carlos Lupi, defendeu uma redução ainda mais drástica do teto, mas encontrou resistência dos bancos. Assim, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que inicialmente criticou a redução, sugeriu que a taxa fosse fixada entre 1,99% e 2,01%, valor que considerava suficiente para cobrir os custos das instituições bancárias nas operações dessa modalidade de crédito.

No entanto, a negociação final ocorreu na terça-feira (28) e contou com a mediação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Afeta consignado do INSS.

Assim, Lula sugeriu o teto de 1,97% ao mês pouco antes da decisão final, que foi tomada na reunião extraordinária do Conselho de Previdência.

Acredita-se desse modo que essa medida trará um alívio financeiro para os aposentados e pensionistas, que terão acesso novamente a essa importante linha de crédito.

Aumento-do-juros-consignado-do-INSS

Aumento do juros consignado do INSS: veja

Consignado-do-INSS-veja-volta

Bancos que Voltaram a Oferecer Consignado do INSS: Informações Atuais