no ,

Vírus do PIX; confira como não ser vítima

Saiba aqui como o vírus do PIX afeta e não seja mais uma vítima.

Vírus do PIX; confira como não ser vítima

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do país já utilizado diariamente pelos brasileiros, foi infectado por um novo vírus que pode sequestrar transações e sacar dinheiro de contas.

A ameaça, que foi descoberta pela ThreatFabric no início deste ano, está associada ao vírus BrasDex, que é empregado em golpes que envolvem malware e permite o acesso aos dados dos aparelhos via controle remoto, o que acaba permitindo o roubo de fundos de uma conta. Abaixo, discutimos como evitar ser vítima desse problema.

Problemas do vírus no PIX

Pelo menos dez instituições financeiras afetadas pelo vírus do PIX, segundo o ThreatFabric, estima que cerca de 1.000 golpes fraudulentos foram realizados, resultando em um prejuízo de mais de R$ 200.000. Nubank, Inter, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica, são alguns dos bancos.

Quando o dono da conta agendar uma transação pelo Pix e direcionar para um de seus contatos, uma nova página carrega, mas na verdade é uma máscara por trás da qual o criminoso altera os valores e o destino.

Depois disso, o usuário confirmar o envio digitando sua senha. Segundo Fernando Guariento, chefe de serviços profissionais da empresa de segurança digital AllowMe, ele percebeu que outra pessoa havia recebido o dinheiro após a transferência e a emissão do recibo.

Dessa forma, o vírus do PIX implantado no dispositivo do usuário por meio de uma técnica de “phishing” observada anteriormente que chama a atenção dos usuários por meio de e-mails, mensagens de texto, sites que oferecem aplicativos ou SMS.

Sendo assim, para evitar esses problemas como o vírus do PIX, tenha cuidado com links suspeitos em mensagens, propagandas exageradas ou promoções.

Tenha atenção

À medida que a tecnologia se desenvolve e a internet, o número de golpes virtuais como o do vírus do PIX também aumentou. Para evitar esses esquemas, é fundamental tomar algumas medidas de proteção.

Inicialmente, você deve prestar atenção nos e-mails e mensagens suspeitas. Essas mensagens geralmente possuem links que levam o usuário a sites falsos que podem roubar informações pessoais e financeiras. É recomendável não clicar em links de remetentes desconhecidos ou fornecer informações pessoais ou bancárias sem primeiro verificar a autenticidade da página.

Outro conselho crucial é manter seu software antivírus e sistema operacional. Isso evita a instalação de programas maliciosos e protege seu computador contra invasões.

Dessa maneira, é crucial ter cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Frequentemente, essas ofertas visam atrair a vítima para um golpe, como o do vírus do PIX.

Ademais, é crucial usar senhas fortes e alterá-las com frequência. Senhas simples e fáceis de adivinhar podem levar à perda de informações pessoais e financeiras.

Por fim, essas sugestões irão colaborar para que você reduza a chance de ser vítima de golpes online e mantenha sua segurança online. Ou seja, é fundamental lembrar que prevenir é sempre preferível a remediar, e investir em segurança digital é fundamental para navegar na internet com confiança.

Salário mínimo; data para repasse com reajuste

Salário mínimo; data para repasse com reajuste

Bolsa Família; veja e não perca seu benefício

Bolsa Família; veja e não perca seu benefício