no ,

Vírus no Pix; aprenda como não cair no golpe

Saiba mais aqui sobre o novo vírus que infecta aparelhos celulares em função da aplicação de golpes.

Vírus no Pix; aprenda como não cair no golpe

O Pix é uma forma de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil (BC) em 2018. Porém, lançado apenas em 2020. Desde então, já movimentou mais de trilhões de reais, segundo informações da entidade. Embora seja um instrumento valioso, aumenta o número de fraudes envolvendo o recurso do Pix poe meio de golpes e vírus.

Golpe do vírus no Pix

Desse modo, o vírus no Pix está afetando telefones em todo o país. Por meio da criação de aplicativos enganosos, o vírus implantado nos sistemas das instituições financeiras ou até mesmo nos celulares dos clientes. Ele também fica instalado por meio de mensagens de texto suspeitas. Como resultado, todas as pequenas coisas são importantes. Afeta três áreas: desativa o sistema de segurança do aparelho, acessa o texto das mensagens e acaba comprometendo seus dados: pois, rouba as informações do banco.

Ou seja, o vírus no Pix é capaz de realizar transações em nome da pessoa, repassando recursos para criminosos. Além disso, o mesmo pode acessar as senhas dos cartões de crédito e débito. Como resultado, os usuários devem ser cautelosos com o novo vírus, seguindo etapas simples. Abaixo, fornecemos informações de ações que podem ser tomadas para evitar golpes associados à ferramenta de pagamento.

Rcursos

Se o seu dispositivo tiver um sistema operacional Android, é importante mantê-lo atualizado. Se o aparelho for um IOS, da Apple, então a atualização também é significativa. Isso permitirá que o sistema resolva problemas de segurança. Com isso, você pode evitar aborrecimentos e não deixar que seu telefone pegue o vírus no Pix.

Se você tiver um telefone Android, baixe apenas aplicativos da Play Store. Se você possui um iPhone, deve baixar apenas aplicativos da Apple Store. Na realidade, esta é uma regra fundamental de segurança. Aplicativos não autorizados podem conter diferentes tipos de vírus. Afinal, os sistemas operacionais não têm controle sobre o conteúdo desse tipo de software e pode ocasionar na intalação do vírus no Pix. Portanto, seja cauteloso. Se o aplicativo não estiver listado nas lojas, você deve questionar sua autenticidade.

Ao contrário das outras sugestões, esta só se aplica a quem tem um Android. Vários aplicativos de segurança podem ser encontrados na Google Play Store. Para ter acesso, basta instalá-lo em seu dispositivo. No entanto, tenha cuidado para não instalar nenhum programa de fontes que não sejam seguras.

Comportamentos suspeitos

Por fim, fique atento a mensagens suspeitas. Se alguém tentar obter suas informações, desconfie. É importante lembrar que as instituições financeiras não solicitam dados pessoais online. Não use o pix caso perceba comportamentos estranhos que pareçam com a alocação de um vírus.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informaçãoes á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Salário mínimo; confira o novo reajuste agora

Salário mínimo; confira o novo reajuste agora

Veja como ter o aumento do limite do Nubank

Veja como ter o aumento do limite do Nubank