Atualmente, no Brasil, existem várias entidades que oferecem assistência ao consumidor brasileiro. Muitas pessoas estão familiarizadas com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). No entanto, nem todo mundo sabe que instituições como o Serasa também se dedicam a proteger os direitos do consumidor.
Recentemente, o Serasa emitiu um alerta de extrema importância para os consumidores do país. O objetivo desse alerta é informar os brasileiros sobre o reembolso de valores em uma compra. Portanto, leia o texto a seguir para conhecer todos os detalhes e saiba quando é possível receber seu dinheiro de volta.
Confira o novo alerta do Serasa
Não é incomum nos sentirmos insatisfeitos com um produto que compramos, não é mesmo? Seja devido à qualidade do produto, ao custo-benefício ou a problemas com o atendimento, é possível que uma compra se torne uma experiência desagradável. Por isso, o Serasa acaba de emitir um aviso importante para pessoas que costumam fazer compras com frequência. Se você se enquadra nessa descrição, não deixe de ler este artigo.
Como mencionado anteriormente, o alerta do Serasa tem como objetivo principal informar os consumidores sobre seu direito de exigir o reembolso de uma compra. Vale ressaltar que existem diferentes situações que permitem esse tipo de reembolso. Portanto, é importante ficar atento e certificar-se de que você realmente tem o direito de solicitar o reembolso.
Além disso, o órgão de proteção ao crédito enfatiza que os brasileiros devem sim solicitar o reembolso quando o produto final não é satisfatório. De acordo com o comunicado, é comum os consumidores não exercerem seus direitos ao receberem um produto com defeito. No entanto, esse hábito apenas reforça a imagem de um consumidor “ingênuo” e que aceita qualquer coisa para os comerciantes.
Quando é possível receber meu dinheiro de volta?
Conforme mencionado, nem todas as situações permitem que um consumidor solicite o reembolso. Portanto, é essencial conhecer as circunstâncias que garantem ao cidadão brasileiro o direito de pedir o reembolso. Pedir o reembolso quando não há direito a ele pode causar ainda mais estresse. Portanto, confira abaixo algumas situações em que é possível solicitar o reembolso.
- Produtos com defeito
Se o produto que você adquiriu chegou com algum defeito, você tem direito ao reembolso! Os consumidores têm até 90 dias para realizar a troca do produto ou solicitar o reembolso.
- Descumprimento de ofertas
Além disso, se uma oferta não for cumprida, você também tem direito ao reembolso. Isso inclui casos de “propaganda enganosa”. O prazo para solicitar seus direitos nesses casos é de 5 anos.
- Cancelamento
Por fim, se o provedor cancelar sua compra sem aviso prévio após o pagamento, você também tem o direito de ser reembolsado.