no

ATÉ QUE ENFIM saiu, GRANDE VITÓRIA para o IPVA!

O tributo é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus.

IPVA
IPVA

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto estadual, ou seja, cada estado brasileiro é responsável por definir as alíquotas e as regras de cobrança do IPVA.

O tributo é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus.

Aliás, o valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, que é estabelecido pela tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação dos estados brasileiros e os recursos são destinados a áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Quem pode ter o IPVA zerado em 2024?

A partir de 2024, os proprietários de veículos movidos a gás veicular poderão ter o seu IPVA zerado em alguns estados brasileiros.

Isso acontece porque o Governo Federal sancionou a Lei 14.183/2021, que estabelece a isenção do imposto para veículos que utilizam gás natural veicular (GNV) ou biometano.

A medida tem como objetivo incentivar a adoção de fontes de energia mais limpas e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Além disso, isenção do IPVA pode ser um incentivo financeiro para quem deseja fazer a conversão do seu veículo para o uso de gás veicular.

Vale ressaltar que a isenção do IPVA para veículos a gás será válida até 2029, quando termina prazo de incentivo fiscal para utilização do GNV.

Depois disso, os estados poderão ou não manter a isenção do imposto, a depender de suas legislações.

Como solicitar a isenção deste imposto para veículos a gás?

Cada estado brasileiro tem suas próprias regras para a solicitação da isenção do IPVA para veículos a gás. Por isso, é importante consultar a Secretaria da Fazenda do seu estado para saber quais são os procedimentos necessários.

Em geral, para solicitar a isenção, o proprietário do veículo precisa comprovar que o seu carro utiliza gás veicular como combustível.

Aliás, é preciso apresentar a nota fiscal da instalação do kit GNV e o certificado de registro do veículo (CRV) com a informação de que o veículo é movido a gás.

É importante estar em dia com as obrigações fiscais, como pagamento do IPVA dos anos anteriores e outras taxas que possam existir no seu estado.

Homem Com Herpes Ocular Recebe Aposentadoria Do INSS

Homem Com Herpes Ocular Recebe Aposentadoria Do INSS. Entenda Doença Desconhecida

CadÚnico

GRANDE VITÓRIA para quem deseja entrar no CADÚNICO acaba de sair