no ,

Atrasos No INSS Está Gerando Assustador Total Em Juros. Confira O Valor

Confira o assombroso valor de juros moratórios que o órgão dispõe aos atrasados do INSS.

Atrasos No INSS Está Gerando Assustador Total Em Juros.
Atrasos No INSS Está Gerando Assustador Total Em Juros.

Com uma fila quilométrica e milhões de atrasos nos pagamentos do INSS, o Instituto agora terá que pagar valor extromboso apenas de juros e correção monetária para os beneficiários. O valor surpreende.

Deve ser entendido que, mesmo que tenha causa ganha na Justiça, esta reconhecendo o direito de um brasileiro ao benefício, vale lembrar que o INSS ainda demora cerca de 300 dias para começar a pagar. Os pagamentos atrasados geram um gasto extra de milhões só de correção monetária.

Neste diapasão, se entende que, a lentidão do INSS em pagar benefícios está gerando prejuízos marcantes aos cofres públicos.

Isso pois, qualquer pessoa que necessite do INSS entra em uma fila virtual. Se verifica que, a Previdência demora, hoje, 64 dias em média para analisar um benefício, mas para muita gente, essa é apenas uma primeira fila.

E após esta etapa, caso o INSS entende que a pessoa não tem direito ao benefício, ele nega. Portanto, para tentar provar que tem esse direito, o cidadão pode entrar com um recurso no próprio INSS ou com uma ação na Justiça. É aí que começa uma nova espera, que pode ser bem mais longa.

Neste diapasão, o IBDP, Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, fez um levantamento, por meio da Lei de Acesso à Informação, que revela: depois que a Justiça reconhece o direito de um brasileiro ao benefício, o INSS ainda demora, em média, 300 dias para começar a pagar.

Já referente aos casos de aposentadoria especial, se observa que, a espera passa de 1.200 dias, em média. Pelo exposto, os pagamentos atrasados geram um gasto extra de R$ 83 milhões só de correção monetária.

Qual a correção dos atrasados do INSS? Entenda

Vale frisar quem os benefícios pagos em atraso administrativamente, são corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. O mesmo mede a variação de preços de mercado para o consumidor final.

Veja também:

Como saber o valor do retroativo do INSS?

Em suma, se um cidadão está no INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. Assim, o segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

Quanto é o juros dos atrasados do INSS?

Por fim, os juros de mora são limitados a aplicação de 1% ao mês. “O pagamento de juros de mora não afasta a obrigação do INSS de atualizar os valores gerados na concessão”, explica Paulo Bacelar, diretor do Instituto Brasileiro De Direito Previdenciário (IBDP).

Comprar Carro Zero Com 30% De Desconto? Saiba Como

Comprar Carro Zero Com 30% De Desconto? Saiba Como

Desempregados Agora Podem Solicitar Auxílio-Doença Em Caso De Incapacidade Temporária.

INSS: Desempregados Podem Solicitar Auxílio-Doença Em Caso De Incapacidade Temporária Para O Trabalho