no ,

Banco Central; confira mudanças anunciadas

Saiba aqui as alterações anunciadas pelo Banco Central relacionadas com pagamentos.

Banco Central; confira mudanças anunciadas

O Banco Central do Brasil anunciou na última sexta-feira, 5 de maio de 2023, que planeja reformular o cheque, um meio de pagamento popular utilizado. A intenção é modernizá-lo, a fim de dar mais segurança aos consumidores e reduzir as fraudes relacionadas a esse meio de pagamento.

Atualização no meio de pagamento

Portanto, com a mudança, o Banco Central busca atualizar um meio de pagamento que perdeu espaço nas últimas décadas. Contudo, ainda tem um papel relevante na sociedade e economia brasileira. A autarquia determinou a criação de um novo modelo padrão de designs para o cheque, que agora será de responsabilidade dos bancos emissores.

Desse modo, o Banco Central permitirá que o nome social do usuário fique incluído nas folhas de cheque. Pois, tornará o processo de utilização desse meio de pagamento mais seguro e semelhante ao PIX.

A notícia pode ter sido uma surpresa para muitas pessoas, especialmente os jovens que não estão familiarizados com o cheque. Entretanto, é importante ressaltar que o cheque foi um dos meios de pagamento mais populares do país por anos.

No entanto, nos últimos 27 anos, seu uso teve uma queda de 97%, principalmente devido à evolução de meios de pagamento mais modernos, como os cartões de crédito e débito, o Digital Banking e o PIX.

Movimentação financeira segundo o Banco Central

Portanto, a mudança do Banco Central não é em vão, sendo compensadas em mais de 200 milhões de folhas de cheque por ano. Somente em 2021, essa forma de pagamento movimentou R$667 bilhões, e em 2022, R$666 bilhões.

Dessa maneira, é importante destacar que a ação do Banco Central visa auxiliar populações que estão mais afastadas dos grandes centros e têm pouco acesso à internet, pois o cheque ainda tem relevância considerável nesses casos.

Em suma, a reformulação do cheque pelo Banco Central do Brasil pode ser vista como um esforço para modernizar e dar maior segurança a um meio de pagamento que perdeu espaço para outros mais avançados tecnologicamente.

Apesar disso, o cheque ainda possui um papel relevante na sociedade e economia brasileira, especialmente para populações com pouco acesso à internet. Com a criação de um novo modelo padrão de designs para o cheque e a possibilidade de incluir o nome social do usuário, a autarquia busca evitar fraudes e tornar o processo de utilização deste meio de pagamento mais seguro.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

trabalhador CLT

Quais são as VANTAGENS e DESVANTAGENS de ser trabalhador CLT?

CNH; confira limite de pontos para perda

CNH; confira limite de pontos para perda