no ,

Banco Central; informa sobre dinheiro esquecido

Saiba aqui o comunicado que o Banco Central emitiu em função do dinheiro esquecido em bancos por milhares de brasileiros.

Banco Central; informa sobre dinheiro esquecido

Existem contas de dinheiro “antigas” em sua posse? O número de brasileiros que deixaram dinheiro significativo cresceu, número suficiente para justificar a existência de uma quantia monetária que fica disponível quando a conta está encerrada. Desse modo, na última terça-feira, o Banco Central (BC) divulgou uma consulta que permitiria que as pessoas soubessem quanto de dinheiro teriam para receber.

É de fato, importante ressaltar que o Banco Central informou que 38 milhões de pessoas esqueceram dinheiro em instituições financeiras. Sendo assim, junto com eles, 2 milhões de outras pessoas jurídicas também não conseguiram se lembrar. Ademais, vale ressaltar que esses valores representam R$ 6 bilhões que ainda estavam nas contas. Fique atento a como consultar ao longo do texto.

Banco Central emite comunicado

Dados do Banco Central indicam que parte significativa desse dinheiro veio de contas correntes e de poupança fechadas que mantiveram o saldo sem serem sacados, mas nunca resgatados. Com isso, é possível que o cliente tenha esquecido de fechar uma conta bancária, mas ainda tenha dinheiro na poupança.

Outras fontes potenciais do valor são taxas de instituições financeiras ou pagamentos de créditos cobrados indevidamente, cotas de capital e distribuição de ganhos líquidos para associados, cooperativas de crédito e consórcios que foram fechados e cujos proprietários não tinham informações.

Realizando a consulta

O município iniciou a consulta pública na terça-feira, 28, por meio do site do Banco Central valorareceber.bcb.gov.br. O valor será sacado no dia 7 de março, imediatamente após a liberação do Sistema de Valores a Receber (SVR). Para realizar a consulta, basta acessar o site e indicar se o cliente é pessoa jurídica ou pessoa física.

Depois disso, basta preencher as informações solicitadas. Isso permitirá que o sistema determine se o cidadão deve receber dinheiro. Nesse caso, fica fundamental seguir para a etapa de resgate, realizada no SVR.

Nesse método, o cliente deve fazer login com sua conta gov.br.

Quem é pessoa física pode ter um pouco de dificuldade, o sigilo nas contas do Banco Central exige a conta com selo prata ou ouro. Aqueles com uma conta bronze têm essa como padrão, portanto, não poderão acessá-la.

A referida conta gov.br é uma forma de auxiliar os brasileiros na verificação de informações importantes de serviços como Enem, CNH e Carteira de Trabalho Digital. É segregado em três categorias: bronze, prata e ouro, cada uma das quais serve para avaliar o grau de segurança das informações armazenadas na conta.

Para subir o degrau, as ações recomendadas na aba “Selos de Confiança” ficam disponíveis.

Como será o programa Minha Casa Minha Vida

Como participar do Minha Casa Minha Vida?

MEI Atrasado Gera Multas? Pode Ser Cancelado? Entenda Aqui