Neste mês de outubro, mais de 21,4 milhões de famílias serão beneficiadas pelo Governo Federal por meio de um de seus principais programas de assistência social, o Bolsa Família. Esses dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa. São famílias em situação de vulnerabilidade que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) para receber apoio financeiro.
No entanto, há também a informação de que, neste mesmo mês, milhares de famílias correm o risco de perder o direito ao benefício. Isso se deve aos bloqueios e cancelamentos que o MDS realizará nos próximos dias. Na cidade de Maceió, por exemplo, mais de 1.400 famílias podem perder o benefício, de acordo com informações fornecidas pelo ministério e pela prefeitura.
Principais motivos do bloqueios
Muitos fatores podem levar ao bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família, devido às novas regras do programa de transferência de renda do governo. No entanto, o motivo específico para a exclusão das famílias neste caso é a falta de saque do benefício nos últimos meses.
O benefício do Bolsa Família é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades devido à falta de renda para cobrir despesas essenciais, como alimentação, contas de água e luz, e aluguel.
Portanto, pode ser surpreendente para alguns beneficiários que os pagamentos sejam suspensos devido à inatividade na retirada dos valores. No entanto, essa situação é mais comum do que se imagina. E muitas famílias são bloqueadas ou têm seus benefícios cancelados mensalmente devido à falta de movimentação dos recursos fornecidos pelo governo.
Retomando o exemplo de Maceió, a coordenadora do programa Bolsa Família na cidade, Aline Pontes, esclareceu que atualmente existem 1.474 famílias locais que não retiraram seus benefícios nos últimos 30 dias e, portanto, estão em risco de serem excluídas do programa. A prefeitura está empenhada em localizar e ajudar essas famílias, mas também é aconselhável que os próprios beneficiários verifiquem se receberam e sacaram os valores para evitar bloqueios.
Por fim, é importante mencionar que os pagamentos do Bolsa Família para o mês de outubro já começaram de acordo com o calendário oficial. Os repasses seguirão até o dia 31, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada família.