no ,

CGU investiga cadastro sem checagem no Auxílio Brasil

CGU investiga apagão que gerou danos ao sistema e permitiu o cadastro sem checagem no Auxílio Brasil. Fique por dentro do caso.

CGU investiga cadastro sem checagem no Auxílio Brasil
CGU investiga cadastro sem checagem no Auxílio Brasil

Em agosto de 2022 aconteceu um apagão que gerou danos ao sistema e permitiu o cadastro sem checagem no Auxílio Brasil. A Controladoria-Geral da União investiga o caso, tentando entender o que aconteceu, de forma que as pessoas com direito ao recurso não passem por penalizações e, também, a punição dos envolvidos, se for o caso. 

Queda de energia permite cadastro sem checagem no Auxílio Brasil

Em 2022, uma falha na rede elétrica causou danos ao sistema e nos métodos de checagem. De acordo com Wellington Dias, ministro de Desenvolvimento Social, o apagão atingiu os computadores responsáveis pela análise dos pedidos do Auxílio Brasil (atual Bolsa Família). Assim, as solicitações foram aceitas sem as verificações corretas. 

A queda de energia está sendo investigada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, da CGU (Controladoria-Geral da União) e AGU (Advocacia-Geral da União). Segundo Dias, os serviços foram suspensos e diversos cidadãos pararam de receber o benefício.  

Propositalmente?

Acredita-se que a queda de energia tenha sido proposital. Desse modo, a razão por trás do ato poderia estar ligada a questões políticas, permitindo que pessoas consigam os recursos sem a checagem no Auxílio Brasil. O ministro afirma que mais de 4 milhões de pessoas foram beneficiadas com o benefício durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Além disso, com pouco tempo para a ocorrência das eleições, o valor foi alterado para R$ 600.

Estima-se que o tempo para conserto do sistema seja curto. De forma que os cadastros não sejam ainda mais afetados. A previsão é de uma recuperação ainda no início de fevereiro. 

O cadastro sem checagem no Auxílio Brasil ocorreu mesmo?

O ex-ministro, Ronaldo Bento, em entrevista ao Globo, refutou a ocorrência de um apagão. De acordo com ele, os dados não estão de acordo e os sistemas não ficaram fora de uso no período. No entanto, um documento executado pelo Ministério da Cidadania apresenta que o ocorrido resultou em diversas falhas e quedas na rede de computadores. O impacto atingiu não apenas as atividades internas, como também as ações referentes aos programas sociais.

De maneira geral, existe dúvida no que realmente aconteceu nesse setor. Nesse sentido, a aprovação sem checagem no Auxílio Brasil pode ter sido ou não um ato criminoso. Com base nos depoimentos, existem diversas opiniões acerca da situação, dificultando a investigação do caso. 

Em suma, deve-se investigar o contexto e evitar quaisquer tipos de problemas que possam resultar em prejuízos para os cidadãos, principalmente os de baixa renda que precisam de benefícios como esse para sua sobrevivência.

Lula chega 30 dias de governo; saiba mais

Lula chega 30 dias de governo; saiba mais

Governo Lula não mandou devolver auxílio; veja

Governo Lula não mandou devolver auxílio; veja