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Como evitar indeferimento na aposentadoria: Guia Contra Erros Comuns no Pedido ao INSS

Aposentadoria pelo INSS: Saiba Como Evitar Indeferimentos e Otimize Seu Pedido

5 Dicas para evitar indeferimentos do INSS
5 Dicas para evitar indeferimentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebe diariamente milhares de pedidos de aposentadoria. Contudo, uma parcela considerável desses pedidos acaba sendo indeferida pelo órgão, muitas vezes por problemas relacionados ao preenchimento e à falta de implementação dos critérios requeridos para obtenção do benefício.

De acordo com o Portal Transparência Previdenciária, um dos principais problemas enfrentados pelos segurados é a não implementação dos critérios estruturais para a obtenção da aposentadoria. Em outras palavras, muitos indivíduos não conseguem comprovar de maneira adequada que possuem o tempo ou idade suficientes para ter direito ao benefício previdenciário, especialmente considerando os novos requisitos implementados a partir da reforma da Previdência, em novembro de 2019.

Como Evitar Indeferimentos na Aposentadoria?

Mas como fazer para evitar o indeferimento? Quais são as melhores práticas para quem vai pedir aposentadoria pelo INSS? Uma das situações mais comuns é o preenchimento do requerimento pelo aplicativo ou site Meu INSS. Muitas vezes, o segurado possui períodos de contribuição e vínculos não reconhecidos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Como Devo Preencher o Pedido de Aposentadoria?

Na hora de preencher o pedido de aposentadoria, é fundamental que todas as informações pendentes sejam incluídas. Isso engloba documentos que comprovem períodos trabalhados e/ou outras contribuições pagas. O próprio sistema do Meu INSS oferece opções para inclusão de documentos, como a Carteira de Trabalho, comprovantes de contribuição do carnê e a Guia de Previdência Social (GPS).

Qual o Papel da Central 135 do INSS?

Para os segurados que não possuem meios para fazer o requerimento de aposentadoria pelo sistema online Meu INSS, há a opção de ligar para a central 135. Seguindo o mesmo fluxo de informações do aplicativo, o requerente também terá a opção de adicionar novas informações de vínculos e contribuições que não constam ainda no CNIS.

Em suma, ao requerer a aposentadoria, é crucial que o segurado confira atentamente todos os vínculos listados e forneça qualquer informação adicional que possa contribuir para o seu pedido. Vale ressaltar que o sistema de análise do INSS segue, de maneira automática, os vínculos e contribuições cadastradas, podendo indeferir solicitações sem passar pela análise de um servidor do INSS caso o tempo de contribuição mínimo não seja identificado.

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