no

Congresso analisa VETOS e CRÉDITOS para pagar Bolsa Família e REAJUSTE de servidores

Esses vetos ganharam ainda mais destaque após os ataques golpistas às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro.

Congresso
Congresso

Nesta terça-feira (18), o Congresso Nacional irá se reunir para a primeira sessão conjunta de votações do Senado e da Câmara dos Deputados.

Na pauta, estão 26 vetos presidenciais e projetos para abertura de crédito no Orçamento, incluindo o pagamento do Bolsa Família, além da autorização do reajuste para servidores públicos federais.

Aliás, dentre os vetos presidenciais, destaca-se o Veto 46/21, que impede a tipificação do crime de comunicação enganosa em massa (disseminação de fake news), com pena de até cinco anos de reclusão.

Esse veto foi aposto à norma que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional, criada durante a ditadura militar.

Congresso Nacional se reúne para apreciar vetos presidenciais e projetos de crédito

O texto aprovado pelo Congresso estabeleceu uma série de tipos penais em defesa do Estado Democrático de Direito.

Contudo, o então presidente Jair Bolsonaro vetou vários deles, como o capítulo que busca tipificar como crime o atentado a direito de manifestação e o inciso que aumentava a pena para militares envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Esses vetos ganharam ainda mais destaque após os ataques golpistas às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro.

Diante desse contexto, senadores avaliam que há urgência em derrubar esses vetos e reafirmar o compromisso com a defesa da democracia e do Estado de Direito.

Além dos vetos, os parlamentares também irão apreciar projetos para abertura de crédito no Orçamento, incluindo o pagamento do Bolsa Família, que tem sido um dos principais programas sociais do governo federal nos últimos anos.

Outro ponto é a autorização do reajuste para servidores públicos federais.

Esse tema tem gerado controvérsias e debates acalorados, especialmente em meio à crise econômica.

De um modo geral, a sessão conjunta de votações do Senado e da Câmara dos Deputados é uma oportunidade importante para que os parlamentares discutam temas cruciais para o país.

Dentre os temas, é possível citar: a defesa da democracia e do Estado de Direito, o fortalecimento dos programas sociais e o equilíbrio fiscal.

Aliás, espera-se que as decisões tomadas nessa sessão sejam pautadas pelo diálogo, pelo respeito às instituições e pelo compromisso com o bem-estar da população brasileira.

Jair Bolsonaro

Bolsonaro aciona JUSTIÇA contra deputado e pede valor SURPREENDENTE de indenização

FGTS

Revisão do FGTS é destinada a quais TRABALHADORES? Descubra já!