no , ,

Conheça o diferença de: LTDA, EI, SLU e MEI

Qual o diferença entre as siglas

Conheça o significado de LTDA, EI, SLU e MEI
Conheça o significado de LTDA, EI, SLU e MEI

Saber a diferença entre MEI, EI, SLU e LTDA é essencial para quem pensa em abrir uma empresa e se preocupa sobre como vai ficar o quadro societário. Além disso, cada modalidade se enquadra num modelo específico de negócio, com obrigações e vantagens personalizadas.

Por isso, preparamos esse artigo que vai te explicar o que é cada uma delas e como escolher a melhor opção entre MEI, EI, SLU e LTDA para o seu negócio.

Qual o diferença entre um LTDA, EI, SLU e MEI

MEI significa Microempreendedor Individual. É uma categoria de empresário com faturamento anual de até R$ 81.000,00.

Como MEI, é possível trabalhar por conta própria, sem a necessidade de ter uma empresa formal, mas ao mesmo tempo ter direito a benefícios previdenciários e tributários. Para se tornar um MEI, é preciso se inscrever no Portal do Empreendedor e realizar o pagamento de uma pequena taxa mensal.

Já o EI significa Empresa Individual. É uma categoria de empresário sem sócios, onde a pessoa é dona e responsável por todas as atividades da empresa.

Como EI, é preciso seguir as regras da Receita Federal, incluindo o registro da empresa, o pagamento de impostos e a prestação de contas periódicas.

A EI é uma opção para aqueles que desejam abrir um negócio sem precisar criar uma sociedade, mas ainda assim desejam ter uma estrutura formal.

LTDA é a sigla para Limitada, que é um tipo de sociedade empresarial no Brasil. É uma forma de negócio onde há mais de um sócio. Cada um com uma quantidade de capital investido na empresa.

A responsabilidade dos sócios limita-se ao valor de suas cotas. Ou seja, eles não respondem com seus bens pessoais caso a empresa venha a ter dívidas.

As sociedades limitadas regulam-se pela legislação brasileira e precisam seguir as regras da Receita Federal, incluindo o registro da empresa, o pagamento de impostos e a prestação de contas periódicas.

Por fim, a SLU é a sigla para Sociedade Limitada Unipessoal. É uma forma de sociedade limitada onde há apenas um sócio. Esse, por sua vez, tem responsabilidade ilimitada sobre as obrigações da empresa.

Em outras palavras, o sócio responde com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa. Assim, como outros tipos de sociedades, a SLU precisa seguir as regras da Receita Federal.

Incluindo o registro da empresa, o pagamento de impostos e a prestação de contas periódicas. A SLU é uma opção para empreendedores que desejam criar uma empresa com uma estrutura formal e limitar sua responsabilidade pelas obrigações da empresa.

Dona de casa pode Aposentar-se pelo INSS

Dona de casa pode Aposentar-se pelo INSS

Mudanças no Instagram: veja o que acontece em 2023

Mudanças no Instagram: veja o que acontece em 2023