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Declarou IR? Veja Essa Informação de EXTREMA Importância

Veja os motivos para não ter recebido a restituição do Imposto de Renda até o momento.

declarou seu ir? veja essa informação
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O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda encerrou-se em 31 de maio. Após a entrega, muitos contribuintes aguardam o pagamento da restituição por parte da Receita Federal. A restituição é destinada aos contribuintes que pagaram mais impostos do que o devido.

Neste ano, a liberação das restituições foi dividida em cinco lotes, de maio a setembro. Até o momento, dois lotes já foram pagos para determinados contribuintes. Sendo assim, o primeiro lote foi pago em 31 de maio e o segundo em 30 de junho. Logo então, no segundo lote, 5,1 milhões de contribuintes foram contemplados.

Caso você não tenha recebido a restituição do Imposto de Renda nos dois primeiros lotes, é importante considerar alguns fatores. Isso não significa necessariamente que haja algum problema, mas é importante ficar atento.

O que fazer se não tiver recebido a restituição do Imposto de Renda?

Desse modo, os motivos para não ter recebido a restituição do Imposto de Renda até o momento podem ser os seguintes:

  1. Não fazer parte de algum grupo prioritário;
  2. Ter entregado a declaração próximo ao prazo final;
  3. Ter cometido um erro de digitação ao informar a conta bancária para recebimento;
  4. Ter caído na malha fina.

Nas duas primeiras situações, não há motivo para preocupação. Até o momento, a Receita Federal tem realizado os reembolsos do Imposto de Renda para os contribuintes que se enquadram em critérios prioritários. Portanto, é provável que o valor seja liberado nos próximos lotes.

Como resolver o pagamento da restituição?

No entanto, se, ao consultar o status da declaração no site da Receita Federal, você perceber que está escrito “enviado ao banco para crédito”, pode ser que tenha ocorrido algum erro ao informar a conta bancária para recebimento. Nesse caso, basta entrar em contato com o Banco do Brasil para resolver a questão.

Por fim, se você caiu na malha fina, o que significa que foram encontrados erros ou inconsistências nos dados informados, é necessário fazer a correção ou apresentar uma justificativa. Após isso, o pagamento da restituição poderá ser liberado normalmente.

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