no

Lei Muda Regra de Deduções do Imposto do Renda de Doações!

Contribuintes que destinam parte do Imposto de Renda para doações têm dedução maior.

Economize com deduções do Imposto de Renda
Economize com deduções do Imposto de Renda

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.439/22, que estende os incentivos até 2027 Deduções do Imposto de Renda (IR) para projetos esportivos e paradesportivos.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de agosto. Mais detalhes abaixo!

O que mudou em relação às deduções do imposto de renda?

Antes de tudo, esta norma também aumenta o limite de deduções do imposto do renda para pequenos investidores de 6% para 7% e para pessoas jurídicas de 1% 2%.

Anteriormente, a Lei de Incentivo ao Esporte não previa essas oportunidades até o final do ano.

O código sancionado prevê incentivos para pessoas jurídicas oferecerem atividades físicas para promover a inclusão social, preferencialmente em comunidades carentes.

Neste caso, o teto para a dedução do imposto de renda é de 4%, ao qual se somam as doações ao setor audiovisual (Lei 8.685/93) e a Lei Rouanet.

Valor máximo dessas deduções do imposto de renda é fixada anualmente pela administração determinada com base nas estimativas de arrecadação.

De acordo com a lei publicada, a Lei nº 11.438 de 29 de dezembro de 2006 altera para aumentar os limites para a dedução do imposto de renda de valores destinados ao esporte e ao paradesporto e ampliar a lista de apoiadores de projetos, e a Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997, para permitir doações e patrocínios a projetos esportivos ou paradesportivos que visem a inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social, dividem os limites dedutíveis para doações a projetos culturais.

Segundo o que diz a nova lei, as escolas de ensino primário e secundário e faculdades podem pedir que doadores ou financiadores invistam no na estrutura e no aprendizado como um todo.

Mas para isso, é preciso que possuam programas que o Estado tenham aprovado.

Qual é o lucro presumido contido no Imposto de Renda?

Primeiramente, Jair Messias Bolsonaro negou a possibilidade da extensão da desoneração de empresas tributadas com base em supostos lucros.

Nos dias de hoje, este incentivo só é aplicável para empresas que tenham um mecanismo de lucro real. Segundo o presidente da república uma instalação aprovada pelo congresso é contrária ao que o povo deseja.

“Ao adicionar pessoas jurídicas tributadas com base em lucros presumidos nos incentivos fiscais, vai beneficiar a desoneração de determinadas obrigações. Tais medidas podem dificultar o necessário controle do Estado sobre essas despesas”, especifica o decreto presidencial.

O veto ainda necessita ir para a análise do Congresso Nacional.

Os votos devem ser maioria tanto dos deputados (257), quanto dos senadores (41), onde terão cálculos separadamente, para levantar o veto.

Aliás, quer saber mais sobre esses e outros benefícios, inclusive sobre o INSS.

renda variável

Renda Variável: Como Funciona, O Que é e Como Investir

antecipar saque aniversário

Vale a Pena Antecipar o Saque-Aniversário do FGTS?