O uso incontido do cartão de crédito parece ser uma tendência no Brasil. Com a crise econômica e a pandemia, muitos brasileiros acabaram usando este meio de pagamento como forma de driblar as dificuldades financeiras.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2022, 86,6% das famílias do país possuíam alguma dívida com cartão de crédito. Esse é o maior valor já registrado, superando os 82,6% apresentados em 2021.
O que contribuiu para o aumento do endividamento com cartão de crédito?
A pandemia da Covid-19 e a crise econômica foram os principais catalisadores desta situação. Com a inflação em alta e a redução do poder de compra, os consumidores recorrem cada vez mais ao cartão de crédito para equilibrar as contas.
Quais são as principais dívidas dos brasileiros?
Ainda segundo a pesquisa Peic, além do cartão de crédito, outras formas de dívida que aparecem com frequência entre as famílias brasileiras são: carnês (17,1%), crédito pessoal (9,2%), financiamento de carro (7,9%), financiamento de casa (7,5%), crédito consignado (5,1%), cheque especial (4,0%), e outras dívidas (2,6%).
Como está o cenário de inadimplência no Brasil?
Apesar da leve recuperação econômica observada em 2023, o número de famílias inadimplentes atingiu um patamar histórico. Segundo os dados da Peic, a inadimplência chegou a 30% em agosto, superando o recorde anterior de 29,6% registrado em julho.
A inadimplência está diretamente ligada ao endividamento. Quanto mais pessoas recorrem ao crédito para sanar as dívidas, maior é a probabilidade de atrasar os pagamentos e entrar para as estatísticas dos inadimplentes.
Quais medidas podem ser tomadas para reverter este cenário?
Tendo em vista a complexidade da situação, é fundamental a adoção de medidas como: o incentivo à educação financeira, a criação de políticas públicas que facilitem o acesso ao crédito com juros menores e o fomento aos programas de renegociação de dívidas. Além disso, o controle rigoroso das contas pessoais e o uso cauteloso do cartão de crédito são atitudes que devem ser adotadas pelos consumidores.