no , ,

ENEM 2023: Chutar As Questões É Uma Boa Saída? Confira

Muitas pessoas falam que vão fazer a prova e simplesmente chutam tudo, não é? Veja a verdade sobre essa ideia.

NÃO CHUTE NO ENEM VEJA O MOTIVO
NÃO CHUTE NO ENEM VEJA O MOTIVO

Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa importante para muitos brasileiros. Neste ponto, existem dois perfis de candidatos: aqueles que estão na fase final de preparação e aqueles que ainda não começaram a estudar.

Independentemente de sua situação, você pode ter ouvido falar de pessoas que fazem a prova e simplesmente chutam as respostas, não é? No entanto, essa não parece ser uma estratégia eficaz, por diversas razões. Vamos entender por que os especialistas sempre desaconselham essa abordagem no Enem.

Estratégia de chutar no Enem em 2023?

Primeiramente, é importante desencorajar a ideia de comparecer no dia da prova e chutar aleatoriamente as respostas. De acordo com especialistas, há apenas um cenário em que isso é aceitável.

Estamos falando das questões que você não conseguiu responder com atenção e o tempo está se esgotando. Nesse caso, a melhor abordagem é arriscar uma alternativa, em vez de deixar a questão em branco.

No entanto, a melhor maneira de fazer isso é não gastar muito tempo nas questões muito difíceis. Resolva primeiro aquelas que são mais fáceis para você e depois volte para as mais desafiadoras. Se ainda assim o tempo estiver se esgotando, você pode fazer um chute educado.

Por que não é aconselhável chutar em todas as questões do Enem?

Claro, se houvesse uma estratégia infalível, todos a seguiriam e não haveria necessidade de estudar. Mas a realidade é que há outra razão para não chutar em todas as questões do Enem: o método de correção do exame.

O Enem continua usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas. Isso significa que, mesmo se você chutar aleatoriamente e acertar muitas questões, pode obter uma pontuação mais baixa do que alguém que acertou menos questões.

Isso ocorre porque a nota final do Enem não é uma simples contagem de acertos. A TRI foca em avaliar a coerência do desempenho do participante, determinando se suas respostas são consistentes com seu nível de conhecimento.

Por que chutar questões é desvantajoso com a correção do Enem?

Para ilustrar, considere dois estudantes que acertaram o mesmo número de questões, mas não exatamente as mesmas. Nesse caso, a nota mais alta será dada ao aluno que teve um desempenho mais coerente.

Se alguém acertou apenas as questões difíceis e errou as fáceis, a TRI pode interpretar que essa pessoa estava chutando. Já aquele que acertou todas as questões fáceis, algumas médias e errou várias difíceis demonstrou um conhecimento mais consistente.

Portanto, chutar no Enem pode ser uma estratégia ruim, mesmo que você acerte todas as questões difíceis. É importante responder às questões com cuidado e atenção, priorizando aquelas que você tem mais conhecimento, para obter uma pontuação melhor no exame.

revisão da vida toda do fgts foi aprovada?

APROVADA? Veja As Últimas Informações da Revisão do FGTS

AUXÍLIO BRASIL TERÁ QUE PAGAR INDENIZAÇÕES VEJA

Auxílio Brasil: Site Mostra Quem Teve Dados Vazados Veja Como Solicitar Sua Indenização