no

Entenda mitos relacionados à sexta-feira 13

Para quem admira faceta mais sombria da indústria cultural, chegou primeira chance de vivências relacionadas à sexta-feira treze no ano

entenda mitos relacionados à sexta-feira treze
entenda mitos relacionados à sexta-feira treze

Para quem admira faceta mais sombria da indústria cultural, chegou primeira sexta-feira treze do ano. Para alguns, data é cercada por assombros e azar; para outros, abraçar felino preto, beber vinho. Ou participar de evento de cosplay, é o que há. Enfim, entre as lendas urbanas, que surgiram ao longo dos anos, passar longe de escadas; não quebrar espelhos; são algumas ações que pessoas costumam executar para afastar sorte no azar. Dessa forma, superstições, ou super tições – imagem e semelhança de meu primo. Negão de quase um metro e noventa de altura –, foram imortalizadas. Isso em mitos relacionados à sexta-feira treze.

Ou seja, principalmente pelo cinema norte-americano, da década de 80, com sequência de filmes de terror, com personagem Jason Voorhees. Porém, toda essa indústria cultural, tem explicações mais longínquas. Assim sendo, baseadas no cristianismo, mitologia nórdica, e até na história. Que dessa forma, potencializam mitos relacionados à sexta-feira treze. Uma das versões para tal fama assombrada, da data, aponta para fato de que Jesus Cristo, foi morto numa sexta-feira. Em suma, na data anterior, ele se reuniu com discípulos na ceia de despedida. Enfim, 13 pessoas estiveram presentes na ocasião.

Por outro lado gêmeo da mesma história judaico-cristã, porém em perspectivas de ambiente mais gelado, na mitologia nórdica, há história do banquete realizado pelo deus Odin. Assim sendo, o mesmo convidou outras doze divindades. Loki, deus da trapaça, do fogo e da travessura, ficou inconformado. Ou seja, quando soube que não estava convidado para a festa. Então, provocou confusão que resultou na morte de uma das divindades convidadas. A partir daí, foi potencializado, mito de que um encontro com treze pessoas sempre tem desfecho não agradável à alguém. Sendo assim características relacionadas à sexta-feira treze.

Algumas curtas explicações sobre mitos relacionados à sexta-feira treze

Enfim, outra perspectiva remonta ao início do período medieval, na Europa. Ou seja, antes de se converterem à fé cristã, escandinavos eram politeísta. Além de disso, de alta admiração por Friga. Nome que dá origem para friadagr e friday. Assim sendo, “sexta-feira”, em escandinavo e inglês. Porém, depois da conversão ao cristianismo, escandinavos passaram amaldiçoar da deusa do amor e da beleza. Além de a interpretar como bruxa que se reunia toda sexta-feira; com onze feiticeiras. Além do demônio. A fim de lançar pragas, contra a humanidade. Assim sendo, outras facetas relacionadas à sexta-feira treze.

Em suma, há também visão histórica. Assim sendo, na data 13 de outubro de 1307. Esta que estava na sexta-feira, fixada no calendário… Rei Felipe IV; teve filiação na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários recusada. Por outro lado gêmeo da mesma história de ego elevadíssimo… Causou revolta do mesmo. Então, o monarca ordenou perseguição ao membros da organização. Potencializando assim, séries de mortes. Além de outras perspectivas relacionadas à sexta-feira treze.

Assim sendo, não se esqueça de descer da cama com o pé direito. Além de bata três vezes na madeira. Não sirva refeição para treze pessoas. Ou seja, importantíssimo carregue consigo galhos de Arruda; ou pouco de sal grosso. Ou vá à cosplay. Isso na próxima. Pois nessa, várias vivências já estão se potencializando à facetas subjetivas relacionadas à sexta-feira treze. Isso até às 00hrs.

O quente "BBB 2023"

O quente “BBB 2023”

Dica-perfeita-para-quem-no-gosta-de-Big-Brother

Como bloquear conteúdo do Big Brother Brasil? Aprenda!