no , , ,

Entenda sobre a valorização do salário mínimo

O ministro Luiz Marinho, proferiu um discurso em que defendeu a implementação de uma política de valorização contínua do salário mínimo.

Entenda sobre a valorização do salário mínimo

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, proferiu um discurso importante nesta quarta-feira, 1º. Em que ele defendeu novamente a implementação de uma política de valorização contínua do salário mínimo. Durante um evento com a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas, realizado no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marinho destacou a importância de sindicatos mais fortes. Também destacou sobre uma política que valorize permanentemente o salário mínimo. Entenda sobre.

Valorização do salário

O ministro lembrou que o governo criou um grupo de trabalho em janeiro. Ao qual tinha o objetivo estudar uma política de reajuste e valorização do salário mínimo. Ele afirmou que essa medida é fundamental para estimular a formalização e o fortalecimento do contrato coletivo de trabalho. Afinal, um salário mínimo justo é um dos principais indicadores de um país que se preocupa com a qualidade de vida de sua população, especialmente daqueles que mais necessitam.

Regularização trabalhistas – salário mínimo

Além disso, Marinho destacou a necessidade de regular as relações trabalhistas entre trabalhadores por aplicativo e empresas, uma vez que essa modalidade de trabalho tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e no mundo. É preciso garantir que esses trabalhadores tenham direitos e proteção social, para que possam trabalhar com dignidade e segurança e o salário mínimo ser valorizado.

Outra medida importante anunciada pelo ministro é a instituição da igualdade salarial entre homens e mulheres no país. Esse projeto de lei será apresentado pelo governo no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Tem como objetivo eliminar a desigualdade salarial entre os gêneros, que ainda é uma realidade no Brasil e em muitos outros países. A desigualdade salarial é um problema grave que afeta não apenas o nosso país, mas muitos outros ao redor do mundo. Como já dito, apesar dos avanços nas últimas décadas, a disparidade salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade presente em diversos setores e profissões. Diante desse cenário, a instituição da igualdade salarial entre homens e mulheres é uma medida urgente e necessária, precisando ocorrer essa melhora no salário mínimo.

Por fim, Marinho criticou o que chamou de “desmonte” das políticas econômicas e sociais no governo Bolsonaro. Afirmando que isso não apenas desmontou e desconstruiu as estruturas dos movimentos sociais, mas também as políticas econômicas e sociais do país. É importante que o Brasil volte a ter uma política que priorize a valorização do trabalhador através do salário mínimo e a garantia de seus direitos, para que possamos construir um país mais justo e igualitário.

PIS/PASEP e salário mínimo; veja a relação

PIS/PASEP e salário mínimo; veja a relação

Demissão em massa no iFood

Demissão em massa no iFood afetará os entregadores? Entenda