no , ,

Governo Decreta Antecipação do 13º SALÁRIO

O 13º salário é destinado, aos profissionais que atuam em atividades assalariadas formais.

13ºsalário será pago em maio quem recebe?
13ºsalário será pago em maio quem recebe?

Os profissionais do estado do Amazonas ficaram animados com a notícia de que receberão a primeira parcela do décimo terceiro salário de forma antecipada neste mês de maio.

O Governo Estadual confirmou que aproximadamente 110 mil servidores públicos receberão o benefício nos dias 11 e 12 deste mês, o que deverá injetar cerca de 310 milhões de reais na economia local.

O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais do Governo. Embora a antecipação do abono de Natal seja uma prática comum do INSS em nível federal. Sobretudo, este ano o calendário sofreu alterações e o pagamento não será antecipado. Portanto, o abono será liberado apenas após o dia 25 de agosto.

13º salário

Popularmente conhecido como abono natalino, o 13° salário é assim chamado devido à época em que é pago aos trabalhadores, ou seja, em dezembro. Basicamente, o benefício consiste em um salário adicional correspondente a 1/12 da remuneração que o trabalhador recebe durante o ano.

Criado em 1962 por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o 13° salário é um direito dos trabalhadores formais após 15 dias de carteira assinada. Com o reajuste do salário mínimo, os trabalhadores que recebem com base no piso nacional também terão direito à gratificação no final do ano. Vale lembrar que o 13° pode ser pago de forma integral ou parcial.

No caso do pagamento parcial, as parcelas são divididas em duas partes iguais, sendo que a segunda parcela sofre descontos de contribuições e impostos.

Quem irá receber o 13º salário?

O abono salarial é destinado aos profissionais que trabalham em atividades assalariadas formais, ou seja, com registro em carteira por mais de 15 dias. No entanto, esses trabalhadores devem atender a alguns requisitos para se tornarem elegíveis ao benefício.

Esses requisitos incluem ser um trabalhador rural, urbano, avulso, doméstico ou aposentado/pensionista do INSS. Trabalhadores demitidos por justa causa antes do pagamento da primeira parcela não têm direito ao 13° salário. Já os trabalhadores afastados que recebem auxílio-doença ou têm o trabalho suspenso recebem o abono proporcionalmente ao tempo de serviço. E o INSS é responsável por pagar o valor restante.

Trabalhadores afastados por acidente também recebem o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado no ano. Estagiários não têm direito ao abono, mas podem recebê-lo se as empresas optarem por pagá-los. Cabe ao trabalhador acompanhar se pode receber o benefício e se as parcelas serão pagas de acordo com a lei.

O abono salarial é um importante direito trabalhista que garante um pagamento justo pelo tempo de serviço prestado. E ainda não sofreu ajustes após a Reforma da Previdência. Se você é um dos profissionais que receberá o benefício, aproveite-o bem.

veja como se inscrever para as vagas do IBGE

Oportunidade! IBGE Abre Vagas de Estágio Confira

VEJA SE A MUDANÇA PODE TE AFETAR

Começou HOJE As Mudanças no Caixa TEM