no , ,

Lula Propõe Juros De 1,97% Ao Mês Para Consignado A Aposentados

Entenda como funcionará a nova taxa reduzida.

Lula Propõe Juros De 1,97% Ao Mês Para Consignado.
Lula Propõe Juros De 1,97% Ao Mês Para Consignado.

Confira como funcionará o novo teto de juros colocado por Lula no consignado aos aposentados e pensionistas do INSS.

Nesta semana, o presidente Lula propôs o percentual de 1,97% para o teto de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS.

Dessa forma, o Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%.

Sendo assim, a posição de Lula será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa.

Outrossim, o presidente se reuniu Ministros Fernando Haddad, Carlos Lupi, Luiz Marinho e com os secretários-executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Gabriel Galípolo, após uma reunião no dia anterior terminou sem definição.

Governo Lula: Entenda como funcionará a nova taxa

Com isso, o CNPS se reúne para tentar resolver o impasse que gerou ao reduzir o teto de juros cobrado nos empréstimos consignados.

Já referente ao dia 13 de março, o colegiado decidiu baixar de 2,14% para 1,70% ao mês o limite de juros praticado nas operações convencionais de consignado para os beneficiários.

Dessa maneira, se observa que, a medida, que entrou em vigor no dia 15 de março, levou bancos – inclusive os públicos – a suspenderem a modalidade de empréstimo.

Sendo assim, as instituições financeiras afirmam que, com o novo teto, não têm condições de arcar com os custos de captação de clientes.

Pelo exposto, acerca da suspensão, o Governo Federal decidiu reaver a redução. Em entrevista, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a taxa máxima seria elevada, para um patamar abaixo de 2%.

Concernente aos bancos, os mesmos propuseram uma taxa limite entre 1,99% e 2,01%. E conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um teto nestes patamares bancaria os custos da operação do consignado de aposentados e permitiria a volta das operações.

Como funciona o empréstimo consignado na Caixa?

Vale lembrar que, o empréstimo consignado Caixa pode ser liberado sem avalista ou qualquer tipo de seguro. A aposentadoria, pensão ou salário é a garantia básica necessária para a pré-aprovação. Em suma, para contratar o crédito consignado é preciso ter margem consignável disponível. Esse limite é de 35%, calculados sobre a renda mensal líquida.

Por fim, se ressalta que, não poderão fazer empréstimo consignado pessoas que não têm renda fixa; é o caso, por exemplo, de beneficiários do INSS que recebem um benefício previdenciário temporário, como por exemplo auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade

Novas Mudanças No BPC Loas INSS.

Auxílio-Doença INSS: Novas Alterações Para Concessões De Afastamento

Câmara Aprova MP

Câmara Aprova MP Que Autoriza Caixa A Cuidar Do Fundo do DPVAT Neste Ano