no ,

Lula quebra promessa importante: entenda

Lula quebra promessa importante e cobrado. As informações levantadas por técnicos do jornal Globo, em parceria com a prefeitura.

Lula quebra promessa importante

Entre as várias promessas de campanha, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu desfazer as filas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Atualmente, o contingente soma 129.690 pedidos só em janeiro. Lula quebra promessa importante e cobrado.

Lula quebra promessa

As informações levantadas por técnicos do jornal Globo, em parceria com a prefeitura. Vale lembrar que às vésperas do segundo turno, em setembro, o presidente da República afirmou ser possível zerar a lista de espera do INSS. Ele afirmou que sua equipe tentaria fazer isso digitalizando todo o sistema previdenciário.

“Vamos fazer isso porque o mundo digitalizado está muito mais moderno e as pessoas que fizeram a primeira vez estão todas vivas e muito dispostas a trabalhar”, disse Lula.

Conforme documentado, o número de segurados que já passaram pela primeira etapa, reconhecimento do direito ao benefício, mas ainda possuem documentos pendentes aumentou exponencialmente, o número passou de 930 mil para 1,071 milhão apenas entre dezembro e janeiro. A quebra de promessa de Lula preocupa.

A extensão da fila do INSS atingiu um recorde em 2019. Na época, 2,442 bilhões de pedidos haviam sido acumulados. Em outubro de 2021, o número total era de 1.865 milhões. A descida foi gradativa até o período eleitoral, que foi considerado uma forma de estratégia eleitoral, o patamar posteriormente aumentou.

Agora, mesmo depois de o novo chefe do Executivo Federal, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não ter nomeado presidente da Previdência, que está há mais de um mês sem presidente em exercício. Lula de fato quebra promessa

Mudanças

Na última quinta-feira, 2 de fevereiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, divulgou edital no Diário Oficial da União (DOU) que elegeu Glauco André Fonseca Wamburg para a liderança interina do instituto.

Com isso, foi demitida Larissa Andrade Mora, pessoa que ocupa o cargo desde o início da presidência de Lula de forma interina. Glauco, o novo candidato, é advogado e funcionário público que iniciou a carreira na Previdência Social em 2007. Lula quebra promessa e é importante mudanças.

Também é aluno de pós-graduação no Mestrado e Doutorado em Direito das Cidades no Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ. Participou da gestão do presidente e assessor parlamentar do governo na 10ª Câmara Recursal da Previdência Social, entre 2013 e 2017.

Prazos

A saber, veja o prazo original de análise que cumprido pelo INSS:

Salário-maternidade – assim 30 dias;
Aposentadoria por invalidez comum e acidentária – assim 45 dias;
Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho – assim 45 dias;
Pensão por morte – assim 60 dias;
Auxílio-reclusão – assim 60 dias;
Auxílio-acidente – assim 60 dias;
BPC para pessoa com deficiência – assim 90 dias;
BPC para idosos – assim 90 dias;
Aposentadorias, salvo por invalidez – assim 90 dias;

Lula quebra promessa nesse sentido.

INSS; confira o valor das novas contribuições

INSS; confira o valor das novas contribuições

Ministro sobre o MEI

Ministro sobre o MEI: Mudanças que podem vir no governo Lula