no ,

Lula; supreende e faz declaração inusitada

Saiba mais aqui sobre a declaração supreendente feita pelo atual presidente Lula.

Lula; supreende e faz declaração inusitada

O presidente da República, Lula, anunciou em entrevista ao site Brasil 247, na última terça-feira (21), que o governo brasileiro pretende reestatizar a Eletrobras. Sendo a maior empresa de energia do país, apenas sete meses após o processo de privatização da companhia. Lula afirmou que, se o governo tiver condições, “voltaremos a ser dono” da empresa energética e garantiu que “não vai ficar por isso” a venda da maior fatia de participação na empresa a investidores privados.

Declarações de Lula

As declarações de Lula provocaram queda nas ações da Eletrobras, a ELET3 tendo baixa de 3,48% (R$ 30,83) e ELET6 queda de 3,37% (R$ 33,22). Analistas afirmam que a reversão da privatização é um tema que tem aumentado a aversão ao risco para a companhia, com as recorrentes declarações.

O presidente argumentou que o governo entrou na Justiça contra a redução do poder de voto da União na empresa e contra o preço para recompra de ações da elétrica. Lula classificou a privatização da Eletrobras como um crime de lesa-pátria e afirmou que privatizar uma empresa daquele porte é usar o dinheiro para pagar dívidas sendo como vender a sua casa para pagar as suas dívidas. “Você vai ficar com o que na vida? Uma empresa como a Eletrobras é um patrimônio desse país e tem que ter muita responsabilidade”, afirmou o presidente.

As críticas ao processo de privatização da Eletrobras marcaram a campanha presidencial petista e ainda estão presentes nos discursos de Lula após tomar posse. Em fevereiro deste ano, o presidente disse que os termos da privatização da empresa são “leoninos” e “erráticos”, assim como “lesa-pátria”. Na ocasião, Lula ainda orientou que a Advocacia Geral da União (AGU) a solicitar a revisão do contrato.

Venda da Eletrobras

Lula ainda mencionou a taxa de juros definida pelo Banco Central e a venda da Eletrobras para pagar juros da dívida interna. Contudo, para o presidente, essa atitude é uma irresponsabilidade. Ele defendeu a ampliação dos investimentos públicos em infraestrutura e programas sociais, em vez de vender patrimônios do país para pagar dívidas.

A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, cujo controle é majoritariamente estatal, e sua privatização foi anunciada em 2017 pelo governo do então presidente Michel Temer. Desse modo, o processo de venda da companhia foi concluído em janeiro deste ano, com a venda da participação majoritária da União na empresa.

Desde então, o governo de Lula vem anunciando a intenção de reestatizar a Eletrobras, o que tem gerado preocupações no mercado financeiro e na indústria de energia. Por fim, a reestatização da companhia pode gerar instabilidade econômica e política, além de afetar a confiança dos investidores no país.

Caixa Tem; confira alteração no sistema

Caixa Tem; confira alteração no sistema

Banco Do Brasil Reabre Importante Serviço.

Banco Do Brasil Reabre Importante Serviço. Entenda