no , ,

Pagamento Do Imposto De Renda Pode Ser Parcelado? Entenda Como Funciona

Entenda como é possível parcelar seu IR. Entenda as vantagens.

Pagamento Do Imposto De Renda Pode Ser Parcelado? Entenda
Pagamento Do Imposto De Renda Pode Ser Parcelado? Entenda

Confira como o pagamento do Imposto de Renda pode ser parcelado. Use o benefício de parcelamento e evite multas!

Deve ser entendido que, o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda se encerra no dia 31 de maio. Dessa forma,, como é uma obrigação anual e obrigatória para muitos brasileiros e a prática envolve o pagamento de impostos, é importante estar atento às maneiras de pagamento disponibilizadas pela Receita Federal.  

Portanto, ao finalizar o preenchimento da declaração, o contribuinte já é informado sobre o valor a ser quitado. Assim, o valor pode ser pago em quota única, ou seja, em apenas uma vez via Pix ou boleto, e ainda, de forma parcelada. Já para a opção em débito automático, é necessário enviar a declaração até o dia 10 de maio.

E referente ao parcelamento, é necessário ressaltar que: são cobrados juros mensais e o valor mínimo da parcela deve ser R$ 50. Assim, os brasileiros podem optar por pagar em até 8 prestações. 

Imposto de Renda parcelado vale a pena? Entenda

Deve ser entendido que, dependerá da situação financeira, bem como das opções disponíveis. Isso pois, se o contribuinte não tenha condições de pagar o valor total do imposto de renda de uma só vez, pode ser vantajoso optar pelo parcelamento.

Outrossim, é importante lembrar que, ao optar pelo parcelamento, ele estará sujeito a juros que podem ser bastante elevados. À vista disso, se tiver condições de pagar o imposto à vista, é recomendável. Ainda mais porque os juros são baseados na Selic, taxa básica de juros brasileira, que está em 13,75% ao ano. 

Pagamento da restituição do IR

Já para aqueles que devem receber a restituição do Imposto de Renda já podem consultar o calendário de liberação. Assim, os depósitos serão realizados em cinco lotes, com o primeiro já em maio.

1° lote: 31 de maio;

2° lote: 30 de junho;

3° lote: 31 de julho;

4° lote: 31 de agosto;

5° lote: 29 de setembro.

Poe fim, vale frisar que, só receberão a quantia, os contribuintes que pagaram mais impostos do que o devido.

Para onde vai o Imposto de Renda? Entenda onde é aplicado

Deve ser entendido que, o Imposto de Renda é um tributo federal que incide sobre os rendimentos dos cidadãos, empresas e entidades jurídicas. O valor arrecadado é destinado ao financiamento de diversas áreas e programas do governo, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, previdência social, entre outros.

Por fim, uma parte do imposto é destinada aos fundos constitucionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que têm como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dessas áreas. Portanto, é importante lembrar que ao pagar o Imposto de Renda, os cidadãos contribuem diretamente para o bem-estar da sociedade e do país como um todo.

FGTS; entenda sobre os rendimentos da conta

FGTS; entenda sobre os rendimentos da conta

Dívidas no CPF; confira restrições

Dívidas no CPF; confira restrições