no ,

Parcela antecipada do 13° salário; saiba mais

Entenda aqui como vai acontecer o repasse da parcela do  13° salário do INSS neste ano de 2023.

Parcela antecipada do 13° salário; saiba mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início hoje, no dia 25 de maio, ao pagamento antecipado do 13º salário e do benefício mensal. Esses pagamentos destinados aos segurados que recebem até um salário referente ao piso nacional, sendo os primeiros a receber aqueles com Número de Identificação Social (NIS) final 1.

Cronograma de repasses do 13º salário

A partir do dia primeiro de junho, será a vez dos segurados com ganhos acima do salário mínimo e que possuem o cartão do NIS com final 1 e 6 receberem seus pagamentos. O cronograma de pagamentos está previsto para ter conclusão até o dia 7 de junho. A seguir, vamos conferir mais detalhes sobre esses pagamentos aos beneficiários do INSS.

Normalmente, o abono do 13º salário pago entre os meses de agosto e novembro. No entanto, no dia 4 de maio, o presidente Lula assinou a antecipação dos valores. É importante destacar que a primeira parcela desse valor extra está isenta de descontos tributários, sendo que apenas na segunda parcela haverá a incidência de impostos.

O depósito do 13º salário realizado para aposentados, pensionistas por falecimento de segurado, aqueles que receberam auxílio acidente ou reclusão, além dos segurados com incapacidade temporária. Vale ressaltar que os beneficiários dos programas sociais do governo não recebem o décimo terceiro, conforme a legislação.

Contudo, o valor desse pagamento refere-se ao mês de maio e já está disponível para consulta pelos beneficiados. O extrato do crédito do mês verificado no site do INSS e no aplicativo, disponível para Android e iOS.

Previdência Social

Os dependentes e segurados da Previdência Social que receberam pagamentos pelos auxílios, incapacidades, aposentadorias ou pensões mencionados anteriormente podem sacar o 13º salário. O governo informa ainda que cerca de 30 milhões de pessoas receberão o pagamento em duas parcelas, em maio e junho. A primeira parte corresponde a 50% do valor total, sem o desconto de Imposto de Renda. Já a segunda parte restante terá o desconto do imposto, como mencionado anteriormente.

Dessa forma, serão pagos mais de 60 bilhões de reais aos segurados nessa antecipação do abono salarial do INSS. O pagamento anual dos beneficiários geralmente ocorre no segundo semestre do ano, entre os meses de agosto e novembro. No entanto, nos últimos dois anos, tem sido comum a antecipação dos pagamentos, ocorrendo em abril e maio.

Além disso, o reajuste do piso nacional eleva o valor do 13º salário para aqueles que o recebem. Assim, o pagamento deste mês incluirá o valor mínimo de 1.320 reais. Não haverá alteração no valor da parcela paga aos segurados que ganham acima do salário mínimo, uma vez que o teto dos benefícios concedidos pelo INSS permanece em 7.507 reais.

Por fim, não deixe de conferir o seu Número de Inscrição Social e esteja atento às datas de pagamento correspondentes à sua parcela.

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais

Participe da promoção incrível do PicPay; veja

Participe da promoção incrível do PicPay; veja