no

Pente-fino do Bolsa Família causa polêmica

Medida visa aprimorar o programa e garantir que atenda aqueles que precisam. Governo deve, assim, prover pente-fino no Bolsa Família.

Pente-fino do Bolsa Família causa polêmica

Pente-fino do Bolsa Família.

Nesta sexta-feira (24), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, anunciou que mais de 1,5 milhão de beneficiários que recebem o Bolsa Família irregularmente serão excluídos do programa social em março.

Essa medida visa aprimorar o programa social e garantir que ele atenda aqueles que realmente precisam. Governo deve, assim, prover pente-fino no Bolsa Família.

De acordo com o ministro, esses beneficiários que deixarão de receber o Bolsa Família têm renda acima do limite legal para o programa, o que significa que eles não se enquadram nos critérios de elegibilidade. Dentre esse grupo, existem cerca de 400 mil cadastros unipessoais, ou seja, famílias de apenas um membro, que estavam recebendo o benefício indevidamente.

Atenção ao pente-fino do Bolsa Família.

Ao mesmo tempo em que o governo está excluindo beneficiários em situação irregular, o ministério está incluindo cerca de 700 mil famílias em março. O ministro afirmou que essas pessoas cumprem os requisitos para receberem o Bolsa Família. Mas não alcançadas, o que exigiu do governo uma busca ativa dos participantes.

Com essa medida, espera-se que o programa atenda ainda mais as famílias que realmente necessitam do benefício, contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social no país. O MDS reforça a importância da transparência e do controle para aprimorar o Bolsa Família e garantir que ele cumpra seu papel de forma efetiva.

Pente-fino do Bolsa Família

Conforme informações divulgadas pelo governo, a operação pente-fino do Bolsa-Família já identificou milhões de beneficiários que estão recebendo o Bolsa Família irregularmente. A partir disso, eles serão convocados a comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar suas informações.

As convocações iniciarão em março realizadas ao longo do ano. O objetivo do governo é identificar os beneficiários que não cumprem os requisitos para o programa e abrir espaço para aqueles que têm o direito de receber o benefício, mas não conseguem.

Os pagamentos do Bolsa Família mantidos para quem tem direito. Somente aqueles com irregularidades comprovadas terão o benefício cortado pelo governo.

Não é necessário procurar o CRAS como forma de evitar a fiscalização. A orientação é que os beneficiários que têm o Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos ou que tenham sofrido mudanças em seus dados (como endereço ou data de nascimento) procurem o CRAS para atualizar suas informações.

As demais famílias que recebem o Bolsa Família devem aguardar a convocação do governo ou das prefeituras para comparecer ao Centro de Referência e evitar transtornos desnecessários.

Medida visa aprimorar o programa e garantir que atenda aqueles que precisam. Governo deve, assim, prover pente-fino no Bolsa Família.

Pagamento

O pagamento do Bolsa Família continuará o mesmo do Auxílio Brasil e considerando pente-fino. O saque pode ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem, nas agências da Caixa Econômica e Loterias.

O calendário também será idêntico. As transferências continuarão ao longo dos últimos dias do mês, e corresponderão ao último dígito do Número de Registro Social (NIS).

De fato fique atento ao pente-fino do Bolsa Família.

TikTok pagará usuários

TikTok pagará usuários? Entenda tipo de vídeo

DAS MEI: veja mudanças em maio

DAS MEI: veja mudanças em maio