no , ,

Preocupante: Famoso Banco Fará Demissão Em Massa

Entenda o motivo do ocorrido.

Preocupante: Famoso Banco Fará Demissão Em Massa.
Preocupante: Famoso Banco Fará Demissão Em Massa.

Entenda os principais motivos no qual um famoso banco efetuou a demissão em massa. Confira!

Vale adentrar que, nos últimos meses, empresas de diversos portes têm realizado cortes no quadro de funcionários, deixando trabalhadores preocupados. Sendo assim, o banco digital Cora chega para uma extensa lista de companhias que demitiram empregados por conta do atual cenário econômico.

Neste sentido, a instituição efetuou a demissão em massa e desligou 59 funcionários. Isso representa uma baixa de cerca de 13% do total de empregados que a Cora possui. Assim, o número de trabalhadores chegava a 450, conforme com informações encontradas na página da fintech.

O que diz o CEO da Cora? Entenda

Conforme o CEO e cofundador da Cora, que falou sobre a demissão em massa através de mensagem no LinkedIn, a medida foi a mais difícil que o banco digital teve que adotar. Neste diapasão, o empresário disse que a decisão necessitou ser tomada por conta do cenário de mercado, que “continua difícil” e instável.

Ademais, antes da dispensa dos 59 funcionários ser oficializada, medidas foram adotadas. A fintech reavaliou os investimentos em marketing e suspendeu as contratações.

Qual a nova regra para demissão em massa? Confira



Vale lembrar que, após a Reforma, que desobriga a negociação com o sindicato, foi incluído na CLT o art. 477-A, que estabelece a igualdade entre desligamentos individuais e coletivos, a CLT equiparou essa demissão em massa a uma demissão individual e não é mais obrigatória a participação do sindicato.

O que vai caracterizar a dispensa coletiva?

Se observa que, a demissão em massa, também chamada de dispensa coletiva, se caracteriza pela dispensa, ao mesmo tempo, de vários empregados de determinada empresa tendo por base uma causa comum.

O que é dispensa abusiva?

É toda dispensa que é efetuada fora da Lei. Pelo exposto, a indenização por dano moral decorre, dentre outros fatores, de ofensa à personalidade, atributo próprio da pessoa humana, que se desgasta ante o tratamento recebido, arranhando sua dignidade.

Em suma, os principais motivos de um processo de demissão por justa causa por parte do colaborador são:

  1. Mau procedimento ou incontinência de conduta;
  2. Ato de improbidade;
  3. Insubordinação ou indisciplina;
  4. embriaguez em serviço;
  5. condenação criminal.

Veja mais:

O que fazer se a empresa não quiser me mandar embora?

Por fim, quando alguma dessas situações ocorrer, o trabalhador deve procurar um advogado trabalhista para promover uma ação trabalhista de rescisão indireta, na qual o juiz poderá determinar a quebra do contrato de trabalho, com a indenização em favor do trabalhador.

Caixa irá pagar valor extra; saiba mais

Caixa irá pagar valor extra; saiba mais

Caixa Toma Atitude Que Desagrada Muitos Brasileiros.

Caixa Toma Atitude Que Desagrada Muitos Brasileiros. Entenda