no

Quem tem emprego perde o Bolsa Família?

Novas regras do Bolsa Família sobre a conquista de emprego

Novas regras do Bolsa Família sobre a conquista de emprego
Novas regras do Bolsa Família sobre a conquista de emprego

Novo Bolsa Família: mais 700 mil famílias receberão benefício

Saiba se conseguir emprego significa portanto perder o direito ao Bolsa Família e como funciona a regra do retorno garantido. Saiba mais!

Informações descontextualizadas envolvem o Bolsa Família. Uma delas está relacionada à obtenção de emprego para os beneficiários.

Isso porque algumas pessoas acreditam que, quando conseguirem um emprego, serão automaticamente descontadas da folha de benefícios.

No entanto, com as novas regras do programa oficialmente aprovadas pelo governo Lula, existe uma medida para proteger os brasileiros em casos como esses.

O critério dado traz alguma certeza aos cidadãos.

Além disso, as pessoas que conseguirem emprego serão mantidas em um cadastro único (CadÚnico) para facilitar o retorno em caso de desemprego.

Novas regras do Bolsa Família sobre a conquista de emprego

As novas regras relativas à segurança do trabalho são as seguintes:

  • Caso a renda familiar aumente em mais de um salário mínimo por pessoa, recomenda-se que a família solicite voluntariamente o desligamento do programa para ter prioridade em caso de desemprego;
  • Se a renda familiar per capita aumentar em até meio salário mínimo, ultrapassando o critério de renda do programa, o benefício não será mais perdido. O cidadão pode permanecer no programa por até 24 meses, recebendo metade do valor do benefício. Esta regra entrará em vigor a partir de junho de 2023;
  • Se um beneficiário conseguir um emprego e perder a elegibilidade para o programa porque excedeu o critério de renda, ele será excluído. No entanto, se revogado, retornará imediatamente ao programa.

Estímulo ao emprego pelo Bolsa Família

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a medida visa, portanto, estimular o emprego das famílias atendidas pelo principal programa social do atual governo.

Em anos anteriores, os críticos do governo Lula argumentaram que o Bolsa Família desencorajava os brasileiros a procurar emprego formal com base no critério de renda do benefício.

Agora, segundo Dias, “ninguém pode dizer que não vai assinar o contrato por causa do benefício, queremos estimular o emprego”.

A fala foi feita durante a solenidade de assinatura da medida provisória que aprovou oficialmente o novo Bolsa Família.

O que está definido?

Ficou definido, que quem recebe o Bolsa Família conseguir um emprego com carteira assinada e perder direito ao programa pelo critério de renda, ele será excluído.

No entanto, caso seja demitido, poderá voltar a receber de forma imediata o auxílio, ou seja, terá o seu retorno garantido.

Banco do Brasil permite pagamento de empréstimos com Pix

Bolsa Família Em Março Não Pagará Todos Os Adicionais.

Bolsa Família Em Março Não Pagará Todos Os Adicionais; Entenda