O Projeto Serasa na Estrada é uma iniciativa notável voltada para ajudar pessoas endividadas a encontrar soluções e recuperar sua situação financeira. O projeto consiste em uma caravana itinerante que percorre várias cidades do Brasil, oferecendo informações, especialistas e consultores para auxiliar as pessoas na renegociação de suas dívidas. O objetivo é fornecer recursos e conhecimentos para que as pessoas possam quitar suas dívidas e reconstruir sua vida financeira de maneira mais fácil.
Serasa na estrada
O Projeto Serasa na Estrada também fornece dicas valiosas para renegociar dívidas. Quando estamos endividados, pode ser complicado negociar e quitar as dívidas, mas com orientação adequada, é possível buscar acordos com os credores, estabelecendo parcelamentos que se ajustem ao orçamento e ofereçam uma maneira viável de pagar as dívidas.
Desde o início do projeto em agosto, mais de R$ 14 milhões em descontos foram oferecidos aos inadimplentes. Cerca de 4 mil pessoas são atendidas em cada cidade que a caravana visita, e a expectativa é que um número ainda maior de pessoas seja beneficiado nas próximas semanas. Segundo dados do Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros têm o nome sujo, representando um aumento de 320 mil pessoas em relação a julho deste ano.
Dessa maneira, a caravana do Serasa na Estrada terá como próximas paradas as seguintes cidades:
- Recife (PE) em 11/10/2023
- Natal (RN) em 15/10/2023
- João Pessoa (PB) em 18/10/2023
- Maceió (AL) em 22/10/2023
- Aracaju (SE) em 25/10/2023
- Salvador (BA) em 29/10/2023
- Cuiabá (MT) em 01/11/2023
- Campo Grande (MS) em 04/11/2023
- Porto Velho (RO) em 08/11/2023
- Rio Branco (AC) em 11/11/2023
- Macapá (AP) em 15/11/2023
- Manaus (AM) em 18/11/2023
- Boa Vista (RR) em 22/11/2023
Dicas de como se organizar
Além das ações do Projeto Serasa na Estrada, a educação financeira desempenha um papel fundamental na prevenção do endividamento e na construção de uma vida financeira mais estável. Portanto, veja algumas dicas de educação financeira incluem:
- Planejamento financeiro: Faça um orçamento, conheça sua renda mensal e defina objetivos claros para suas despesas. Saiba quanto pode gastar com necessidades básicas e quanto pode reservar para despesas extras ou poupança.
- Evite compras por impulso: Pergunte a si mesmo se realmente precisa do que está prestes a comprar, se o usará com frequência e se pode encontrar opções mais econômicas.
- Crie um fundo de emergência: Reserve uma parte de sua renda mensal para um fundo de emergência que cubra de três a seis vezes suas despesas mensais. Isso o ajudará a enfrentar imprevistos financeiros.
- Aprenda a poupar: Poupar uma parte de sua renda mensal, mesmo que seja um valor pequeno, é fundamental. Então, com o tempo, seu dinheiro crescerá e você terá mais opções de investimento. Poupar é um hábito importante a ser cultivado.