no , ,

Começa HOJE O Pagamento Da Restituição do IR

O primeiro pagamento do Imposto de Renda é voltado, para os contribuintes que têm prioridade legal.

4 MILHÕES DE PESSOAS VÃO RECEBER A RESTITUIÇÃO
4 MILHÕES DE PESSOAS VÃO RECEBER A RESTITUIÇÃO

Neste ano, os cidadãos brasileiros puderam até o dia 31 de maio efetuar o pagamento do Imposto de Renda. Em outras palavras, se você ainda não fez a declaração, é aconselhável agir rapidamente.

Na data limite de envio do documento, o Leão também começa a distribuir as restituições para um grupo específico de contribuintes. Portanto, abaixo, apresentamos todas as informações que você precisa saber. Confira o calendário atualizado!

Restituição está sendo paga

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 foi realizado no dia 31 de maio. De acordo com informações oficiais da Receita Federal, os créditos foram depositados nas contas bancárias dos contribuintes até às 9 horas da manhã.

Nesta primeira rodada, o pagamento é realizado tanto por meio de Pix quanto por transferência bancária tradicional, dependendo da opção escolhida por cada contribuinte durante o preenchimento da declaração.

Conforme mencionado anteriormente, hoje, 31 de maio, é também o último dia para os brasileiros enviarem a declaração do Imposto de Renda ao Leão. A declaração deve ser submetida até, no máximo, às 23h59min de hoje.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda estabeleceu um recorde com a maior quantia já disponibilizada na história da Receita Federal. Somente nesta primeira rodada, cerca de 4,1 milhões de brasileiros poderão ter acesso a um montante de R$ 7,5 bilhões.

É importante ressaltar que o lote inicial de restituição do Imposto de Renda não abrange apenas pagamentos para os contribuintes que declararam seus rendimentos neste ano, mas também valores remanescentes de declarações anteriores, como as de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram sua situação.

Quem recebe a restituição do Imposto de Renda hoje?

O primeiro lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda é direcionado principalmente aos contribuintes que têm prioridade legal.

Este ano, porém, há uma novidade na lista de beneficiários: os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição por meio do Pix também poderão receber o valor no primeiro lote.

Dessa forma, como é composto o primeiro lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023? Apresentamos abaixo a tabela completa, indicando quem pode receber:

  • Idosos acima de 80 anos: 246.013 pessoas;
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 pessoas;
  • Cidadãos com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves: 163.859 pessoas;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 1.052.002 pessoas;
  • Indivíduos que não possuem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por meio do Pix: 204.020 pessoas.

Como verificar o primeiro lote do Imposto de Renda?

Se você se encontra em um dos 5 grupos mencionados acima, é provável que a restituição do seu Imposto de Renda 2023 já esteja disponível em sua conta bancária.

Nesse sentido, como verificar o status do pagamento? Sendo assim, basta seguir o passo a passo abaixo!

Então, a consulta pode ser feita tanto pelo computador quanto pelo celular. Veja:

  1. Acesse www.gov.br/receitafederal;
  2. Escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
  3. Preencha todas as informações solicitadas pela plataforma;
  4. Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”;
  5. Pronto! Você poderá conferir todos os valores disponíveis em seu nome.

Basta acessar o site https://www.bb.com.br/site/setor-publico/federal/restituicao-de-imposto-de-renda/, verificar todas as informações disponíveis e clicar na opção que corresponde ao seu problema. A partir daí, basta seguir as instruções da plataforma e informar a conta bancária na qual os valores devem ser depositados.

Dúvidas sobre o reagendamento também podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil. Portanto, para isso, basta ligar para um dos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Atenção! Se você não resgatar o valor da restituição em até 1 ano após a disponibilização, a retirada deverá ser feita no portal e-CAC do site oficial da Receita Federal. Para isso, siga o tutorial abaixo:

  1. Acesse o e-CAC da Receita Federal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login;
  2. Faça login utilizando sua conta Gov.br (ainda não possui uma conta? Clique aqui para saber como se cadastrar);
  3. Acesse o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  4. Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  5. Selecione a opção “solicitar restituição não resgatada na rede bancária”;
  6. Preencha todas as informações solicitadas pelo site;
  7. Escolha a conta bancária para o direcionamento dos valores;
  8. Escolha a modalidade de transferência (Pix ou transferência bancária tradicional);
  9. Confirme a operação;
  10. Pronto! A partir desse momento, o dinheiro será depositado em sua conta bancária dentro de um prazo razoável.

Calendário atualizado das restituições de Imposto de Renda em 2023

Juntamente com o lançamento do programa de preenchimento do Imposto de Renda, a Receita Federal divulgou o calendário completo e atualizado para 2023, contendo todos os lotes de restituição do IR.

Como mencionado anteriormente, o primeiro lote de pagamentos iniciou-se em 31 de maio. Dessa forma, os próximos lotes serão pagos até setembro.

Em 2023, as restituições do Imposto de Renda estão divididas em 4 lotes. Assim, confira o calendário completo abaixo e saiba quando cada grupo poderá receber:

  • 1º Lote de Restituição do Imposto de Renda 2023 – Pagamento em 31 de maio;
  • 2º Lote de Restituição do Imposto de Renda 2023 – Pagamento em 30 de junho;
  • 3º Lote de Restituição do Imposto de Renda 2023 – Pagamento em 31 de agosto;
  • 4º Lote de Restituição do Imposto de Renda 2023 – Pagamento em 29 de setembro.

Caso ainda possua dúvidas sobre os lotes de restituição do Imposto de Renda 2023 ou queira obter mais informações sobre o calendário atualizado, recomendo acessar o site oficial da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Logo então, você encontrará todas as respostas necessárias.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O AUXÍLIO-DOENÇA

Auxílio-Doença É Pago Por Quanto Tempo? Saiba Seus Direitos

Nova Lei da CNH preocupa motoristas; confira

Nova Lei da CNH preocupa motoristas; confira