O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais essenciais para os cidadãos brasileiros, sendo o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil.
Um CPF pode ser inscrito apenas uma vez e é possível cadastrar qualquer pessoa natural, independentemente da nacionalidade ou idade. Cada cidadão possui um número de inscrição único composto por 11 dígitos decimais, que é pessoal e intransferível ao longo de toda a vida.
No entanto, muitas pessoas não estão cientes de que esse documento tão importante pode estar cadastrado em dispositivos móveis pertencentes a desconhecidos. Portanto, veja a seguir como você pode verificar se o seu CPF está associado a um aparelho não reconhecido por você!
Como verificar se o seu CPF está cadastrado em um celular de estranhos?
Atualmente, os números de documentos dos cidadãos brasileiros são baseados em uma série de informações. O fácil acesso a algumas dessas informações pode tornar nossos dados vulneráveis a golpes, onde golpistas podem utilizar seu CPF para criar linhas telefônicas ou clonar chips, por exemplo.
Portanto, para lidar com esse problema, as empresas de telefonia Algar, Claro, Vivo, TIM e Sercomtel se uniram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir que seus clientes verifiquem se existem números desconhecidos associados aos seus CPFs nas operadoras.
Se a verificação for positiva, você precisará solicitar o cancelamento da linha junto à sua operadora. É importante notar que essa consulta está disponível apenas para linhas pré-pagas, e as linhas pós-pagas não têm direito a esse benefício.
Além disso, como o CPF é um documento crucial para os cidadãos brasileiros, é necessário ficar atento ao que acontece com o seu. Portanto, se você for informado de que seu CPF está sendo usado em golpes, entre em contato com a operadora e resolva o problema o mais rápido possível.
Passos para consultar se o seu CPF está sendo usado em um celular de estranhos
O projeto de consulta ao CPF em conjunto com as operadoras e a Anatel foi lançado em 2019, e a etapa inicial de atualização cadastral para linhas pré-pagas se aplica a todas as linhas ativas em todo o território nacional. Hoje em dia, a base de dados é atualizada mensalmente, e qualquer brasileiro pode usar o serviço.
O processo para realizar essa consulta é bastante simples e envolve os seguintes passos:
- Acesse o site cadastropre.com.br.
- Clique na opção “Consultar”.
- Insira seu CPF quando solicitado e clique em “Consultar”.
- Se houver qualquer linha vinculada ao seu CPF, a confirmação será exibida na tela.