no ,

Declaração do Imposto de Renda; confira o prazo

Saiba aqui o prazo estabelecido para entragar a Declaração do Imposto de Renda e não ser penalizado.

Declaração do Imposto de Renda; confira o prazo

Este ano, assim como no passado, empresas e empregadores devem declarar o Imposto de Renda na data correta. Isso porque, caso os prazos não sejam cumpridos, eles terão que arcar com os efeitos negativos da desistência da ação.

Quer saber a data máxima para declaração do Imposto de Renda? Por isso, continue lendo o artigo abaixo para não perder nenhum detalhe significativo sobre o assunto.

Declaração do Imposto de Renda

Geralmente, o prazo máximo concedido às empresas e pessoas físicas para preencher a declaração de imposto de renda é até o dia 28 de fevereiro, último dia do mês. Especificamente, a data de entrega do Relatório de Renda é a mesma da Declaração Dmed e Dimob.

Da mesma forma, o final de fevereiro também marca a última data para bancos, instituições financeiras e empresas de saúde apresentarem declarações fiscais. Para entender, o documento deve incluir todas as informações relevantes para os clientes que devem declarar o IRPF.

No entanto, o extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só estará acessível para quem precisa declarar o Imposto de Renda a partir da segunda quinzena de fevereiro. Para acessar os arquivos, basta baixar o app Meu INSS para Android ou iOS ou solicitar diretamente nos bancos.

Punições para quem não declarar

Como tal, o imposto de renda é uma exigência de todo brasileiro que recebe mais do que o valor especificado pela Receita Federal. No entanto, algumas pessoas optam por fugir do imposto de renda. Ou seja, deixar de declarar, mesmo que exigido.

Como resultado, não declarar o Imposto de Renda quando necessário pode trazer consequências terríveis para o público em questão.

Portanto, podemos citar abaixo:

  • Cobrança de multas e demais penalidades;
  • O sonegador necessita passar por um processo administrativo que investiga todas as suas finanças, a malha fina;
  • A Receita Federal pode solicitar o cancelamento do CPF do cidadão;
  • Pode acontecer a acusação do crime de sonegação, gerando até 5 anos de prisão.

Assim, vale ressaltar que quem precisa declarar o IR deve fazê-lo o quanto antes para evitar multas ou situações incômodas.

Referentes aos pagamentos recebidos pelas Pessoas Jurídicas (PJ) prestadoras de serviços de saúde, bem como pelas operadoras de planos de saúde. Neste caso, são fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, além de instalações como laboratórios, hospitais e serviços de radiografia.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito da Declaração do Imposto de Renda e dos demais assuntos relacionados.

Banco Inter; reembolso de R$ 5 mil; saiba mais

Banco Inter; reembolso de R$ 5 mil; saiba mais

INSS; confira como alcaçar o teto máximo

INSS; confira como alcaçar o teto máximo