no ,

Demitido paga Imposto de Renda? Entenda

Saiba aqui se um indivíduo demitido precisa quitar o Imposto de Renda.

Demitido paga Imposto de Renda? Entenda

É necessário pagar Imposto de Renda após demissão? Atualmente, aproximadamente 8,8% da população brasileira está desempregada, o que gera uma das principais dúvidas entre os contribuintes em relação à Receita Federal.

Quitação do Imposto de Renda

O pagamento do Imposto de Renda, em termos gerais, realizado anualmente pelos brasileiros que se enquadram na tabela tributária. Neste ano, a declaração traz diversas novidades, incluindo a opção de restituição via Pix.

Os brasileiros devem estar atentos às regras do Imposto de Renda, pois elas são atualizadas anualmente. Com base nessas alterações, novos grupos de contribuintes sendo incluídos na lista daqueles que devem declarar seus rendimentos, o que também causa muitas dúvidas na população.

Nesse sentido, explicaremos a seguir caso aqueles que tiveram demissão em 2022 ainda precisam pagar o Imposto de Renda em 2023. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda está se esgotando. Sendo assim, os contribuintes têm até o dia 31 de maio, próxima quarta-feira, para declarar seus rendimentos ao Leão.

Em outras palavras, você tem menos de uma semana para preencher o documento e entregá-lo à Receita Federal! Vale a pena começar o processo o mais cedo possível.

Neste ano, de acordo com informações preliminares do governo, a Receita Federal espera um recorde de arrecadação. O órgão estima receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Comparativamente, esse número é 2 milhões maior do que o total de declarações entregues no ano passado. Em 2022, cerca de 36,3 milhões de pessoas declararam IR.

Posicionamento da Receita Federal

Portanto, até o momento, a Receita Federal já recebeu 27,6 milhões de declarações – o que não é exatamente uma surpresa, pois muitas pessoas deixam o preenchimento do documento para a última hora.

No último ano, o Brasil passou por diversos processos de demissão em massa, observados em empresas dos mais diversos setores. Essa grande quantidade de demissões em massa sendo resultado da crise econômica mundial, da pandemia de Covid-19 e da reestruturação tecnológica de muitas empresas.

As pessoas demitidas, perdem renda, e por isso, muitos desempregados compartilham a mesma dúvida: em função da demissão possuem dúvidas referente a declaração do Imposto de Renda. Para a frustração de muitos, a resposta é sim! Quem foi demitido também precisa pagar Imposto de Renda, caso tenha obtido rendimentos acima do limite estabelecido pela Receita Federal.

Por fim, “Muitas pessoas acreditam que, ao perder o emprego e ter a renda reduzida, ficarão automaticamente dispensadas de apresentar a declaração, mas isso nem sempre é verdade”, afirma Alberto Vila Nova, da empresa de contabilidade Agilize, em uma entrevista ao site Infomoney.

.

Golpe por empréstimo; veja como se proteger

Golpe por empréstimo; veja como se proteger

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais