no

Entregador de aplicativo; confira salário

Saiba aqui o salário estimado de quem trabalha entregando para aplicativo, e faça sua análise se compensa ou não.

Entregador de aplicativo; confira salário

Não é difícil entender que o Brasil passou por uma instabilidade econômica significativa nos últimos tempos. Com o alto índice de desemprego, muitos brasileiros recorreram a métodos alternativos para se sustentar financeiramente. Dessa forma, muitos indivíduos estão se tornando entregador de aplicativo, buscando sempre uma renda extra.

Rentabilidade para entregador de aplicativo

Uma ocupação que está em alta entre os brasileiros é a de entregador de aplicativo. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de motoristas e pilotos entregadores aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

Hoje, existem mais de 100.000 usuários de algum aplicativo e pessoas que trabalham como entregador no Brasil. Mas vale mesmo a pena exercer essa função?

Desse modo existem inúmeros aplicativos no Brasil que facilitam o delivery de comida de diversos restaurantes. Um dos aplicativos mais populares é o iFood. A corporação surgiu no Brasil em 2012. Ademais, a empresa de entrega de alimentos também está presente na Argentina, sendo considerada líder na região na América Latina.


Por ser um serviço de entrega, a empresa obviamente precisa de pessoas na função de entregador que possam realmente levar os produtos solicitados pelo aplicativo.

Sendo assim, primeiro, é importante reconhecer que o salário desses funcionários não são pré-determinado. Os pagamentos são efetuados com base na distância que os colaboradores percorrem no trajeto diário, desde o restaurante até ao cliente que pediu a refeição. A tarifa mínima que um entregador pode receber por trajeto é de R$ 6,00 em relação ao aplicativo, sendo cobrado R$ 1,50 por quilômetro percorrido.

Ou seja, eles estão se tornaram um componente comum da paisagem das cidades brasileiras. Dos mais de 1 milhão de entregadores mencionados anteriormente, 450 mil fazem parte da empresa iFood.

Investigação interna

De acordo com uma investigação interna realizada pela empresa, um entregador gasta cerca de 10 horas por dia no aplicativo. No entanto, depois de todas as horas de trabalho e atividade, quanto dinheiro os colaboradores de aplicativos ganham?

Muitas reclamações dizem respeito às condições de trabalho desses profissionais. Eles alegam que as horas são excruciantes, o pagamento está desalinhado e os regulamentos são insuficientes. Assim, o Ministério da Previdência Social anunciou que está em discussão a criação de uma proposta que beneficie esses trabalhadores.

A proposta do ministério é que os entregadores sejam formalmente reconhecidos como profissão e, com isso, possam ser considerados coletivos segurados pelo Instituto do Seguro Social (INSS).

Em última análise, parece que o valor monetário deste trabalho está faltando neste momento. Se você deseja se profissionalizar, pode ser mais vantajoso adiar o ingresso na profissão e aguardar a legalização do serviço.

Entenda se os trabalhadores com pressão alta podem solicitar o Auxílio Doença

Entenda se os trabalhadores com pressão alta podem solicitar o Auxílio Doença

Veja sobre o carro da TESLA que foi enviado ao espaço

Veja sobre o carro da Tesla que foi enviado ao espaço