no

FGTS: projeto permite seu saque para compra de carro.

Saiba mais sobre o projeto que quer usar o saque do FGTS para compra de automóvel

FGTS: projeto permite seu saque para compra de carro.
FGTS: projeto permite seu saque para compra de carro.

Conheça mais detalhes do projeto que quer usar o saque do FGTS para compra de carro.

O FGTS foi criado com a intenção de garantir a proteção do trabalhador que sofrer demissão sem justa causa, sendo assim, ocorre a abertura de uma conta na qual mensalmente o empregador deposita 8% do salário pago ou devido ao empregado.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes do União – MG elaborou o Projeto de Lei – PL nº 2679/22.

De acordo com o projeto, a intenção é que os trabalhados consigam usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Para fazer a compra de automóveis novos ou usados.

Na atualidade, o saque do FGTS pode ser feito em situações de algumas doenças graves, financiamento de casas ou quitação de alguns tipos de dívidas.

Caso o PL seja sancionado pelo presidente, a utilização do benefício será ampliada.

Sendo assim, o autor do projeto afirma que a nova forma de saque vai estimular o mercado de carros. Então, vai aquecer a economia e a criação de postos de emprego no setor.

Por isso, vai possibilitar que o empregado faça uso do seu próprio patrimônio.

Tal proposta faz alteração na lei do FGTS.

O PL passará por análise em caráter conclusivo pelas comissões de Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e de Trabalho.

O projeto foi encaminhado em outubro de 2022 e se aprovado vai possibilitar o uso do saque do FGTS para comprar carros.

Muitos trabalhadores estão torcendo para que o PL tenha aprovação e já sonham em possui um meio de transporte por meio do fundo de garantia.

Mudanças no saque-aniversário?

No último dia 6, o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, mudou sua fala sobre colocar fim no saque-aniversário. Medida que facilitou o acesso ao saldo do FGTS instituído na lei durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

O atual ministro chegou a falar sobre fazer a garantia da real finalidade do FGTS (uma poupança do trabalhador) e acabar com o saque-aniversário.

Mas, mudou a direção de suas afirmações e disse que a preocupação do atual governo é com a proteção dos trabalhados em casos de demissões repentinas e preservação de sua poupança.

Então, até o momento o saque-aniversário está em vigor e resta esperar para ver se o uso do saque do FGTS para comprar carro será liberado.

Confira mais detalhes sobre esse tema.

Para saber mais sobre o FGTS, consulte.

Preta Gil: saiba mais sobre a doença da cantora.

Preta Gil: saiba mais sobre a doença da cantora.

Quanto prêmio de R$ 16 mi rende na poupança?

Quanto prêmio de R$ 16 mi rende na poupança?