no

Imposto de Renda 2023: ainda dá tempo de enviar a declaração e receber a restituição no 1° lote?

É importante ressaltar que a restituição do imposto de renda é uma devolução do valor pago a mais durante o ano anterior. Ou seja, nem todos os contribuintes têm direito à restituição.

Imposto de Renda
Imposto de Renda

Todos os anos, o período de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) gera muitas dúvidas para os contribuintes. E em 2023 não é diferente.

Com o prazo para envio do documento se encerrando no dia 31 de maio, muitos brasileiros ainda se perguntam se é possível receber a restituição do imposto no primeiro lote.

Outro ponto que merece destaque é a obrigatoriedade de declaração do IR. Nem todos os brasileiros precisam fazer a declaração, mas é importante estar atento às regras.

Por exemplo, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 está obrigado a declarar.

Da mesma forma, quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 40.000,00 também deve fazer a declaração.

Restituição do Imposto de Renda 2023: entenda quando será pago o 1º lote e a ordem de prioridade

De acordo com a Receita Federal, para fazer parte do primeiro grupo de devolução, os contribuintes devem providenciar a declaração do imposto até o dia 10 de maio.

Quem entregar o documento até esta data terá a restituição paga já no dia 31 do mesmo mês, quando termina o prazo para o envio da declaração.

No entanto, vale lembrar que o pagamento da restituição segue uma ordem de prioridade organizada em grupos preferenciais.

O primeiro grupo é composto por idosos acima de 80 anos, seguido por idosos acima de 60 anos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência.

O terceiro grupo é formado por contribuintes que têm no magistério sua maior fonte de renda.

Já o quarto grupo é composto por aqueles que utilizarem o modelo de declaração pré-preenchido e escolherem receber a restituição por Pix.

Por fim, os demais contribuintes compõem o quinto grupo.

Considerando essas informações, os brasileiros que entregarem a declaração do IR 2023 após o dia 10 de maio receberão a restituição nos lotes seguintes.

Calendário para 2023 já foi definido e prevê o pagamento de cinco lotes, sendo primeiro em 31 de maio e último em 30 de setembro.

É importante ressaltar que a restituição do imposto de renda é uma devolução do valor pago a mais durante o ano anterior. Ou seja, nem todos os contribuintes têm direito à restituição.

Além disso, é fundamental preencher corretamente a declaração do IR para evitar erros que possam atrasar o processamento da devolução.

Entre as informações que devem constar na declaração estão os dados pessoais, os rendimentos obtidos no ano anterior, os bens e direitos e as despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação.

É importante lembrar que os valores informados devem ser comprovados com documentos.

Índice da inflação; veja impacto nos preços

Índice da inflação; veja impacto nos preços

INSS; confira revisão e valores disponíveis

INSS; confira revisão e valores disponíveis