no ,

Imposto de Renda atrasado; veja punições

Saiba aqui o que pode acontecer caso você atrase para efetuar a declaração do Imposto de Renda.

Imposto de Renda atrasado; veja punições

A edição de 2023 do Imposto de Renda (IR) está se aproximando do fim. Portanto, os cidadãos brasileiros que contribuem anualmente para a Receita Federal devem estar mais atentos do que nunca! Afinal, o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda está acabando, e aqueles que não se apressarem acabarão entregando a documentação após o prazo.

Declaração do Imposto de Renda

É compreensível que muitos brasileiros comecem a se preocupar com o atraso na declaração. Afinal, podem surgir problemas reais se a declaração do Imposto de Renda for enviada após o prazo? Continue lendo o texto a seguir para descobrir essas informações e mais.

Não é segredo que o Imposto de Renda é um tributo obrigatório para muitos cidadãos brasileiros. Para o ano de 2023, a Receita Federal estima que cerca de 39 milhões de brasileiros farão a declaração do Imposto de Renda.

O dinheiro arrecadado por meio dessas declarações sendo destinado aos cofres da União, onde será utilizado em investimentos importantes em áreas como Educação e Saúde no nosso país.

Os demais cidadãos que não sendo obrigados a declarar o imposto não precisam fazê-lo, pois estão isentos. Essa isenção permite que brasileiros que não tenham renda suficiente para declarar o IR não precisem passar por esse processo.

Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma alteração na faixa de isenção do Imposto de Renda. Agora, todas as pessoas que recebem até 2 salários mínimos por mês estão isentas.

Nesta edição, os cidadãos do nosso país começaram a enviar suas declarações a partir do dia 15 de março. A Receita Federal concedeu um prazo maior este ano para que os contribuintes pudessem enviar a documentação, a fim de evitar possíveis erros na declaração. O prazo oficial para declarar o Imposto de Renda termina no dia 31 de maio.

Fique atento com os golpes

Muitos brasileiros já ouviram falar no termo “malha fina” e sabem que há várias consequências para aqueles que enviam a declaração do Imposto de Renda com atraso. No entanto, aqueles que não estão familiarizados com o assunto podem não saber quais são essas consequências ou o que a “malha fina” realmente representa. Se esse for o seu caso, não se preocupe! Explicaremos tudo a seguir.

Em primeiro lugar, fica importante observar que quando ocorre atraso na declaração, sendo aplicadas multas e outras taxas. Essas penalidades têm o objetivo de incentivar o contribuinte a entregar a documentação e prestar contas. Caso o atraso persistir, o CPF do contribuinte tem chance de bloqueio, o que impede que ele realize diversas transações.

Além disso, não enviar a declaração do Imposto de Renda pode levar o contribuinte a cair na “malha fina”. Isso significa que o cidadão pode ter a convocação para prestar depoimento e esclarecer o motivo do atraso. Por fim, nesse caso, o indivíduo passa por investigações para verificar a possível ocorrência de um crime fiscal.

Pagamento do 13º; veja prazo estipulado

Pagamento do 13º; veja prazo estipulado

WHATSAPP INOVA EM FUNÇÕES MAIS UMA VEZ

Conheça As 8 Novas Funções Do WhatsApp