no ,

Imposto de Renda; confira a nova data para declaração

Saiba aqui o novo prazo definido para que você realize a declaração do Imposto de Renda deste ano.

Imposto de Renda; confira a nova data para declaração

O imposto de renda é um tributo que está presente em muitos países, e deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas. Esses indivíduos são responsáveis ​​por contribuir com um percentual de sua receita para o governo de seu país ou região, dependendo da localização.

O imposto calculado com base na quantidade de riqueza produzida pelos cidadãos, esta baseado na tabela estabelecida pelas autoridades fiscais. Como resultado, aqueles que ganham mais têm uma taxa de imposto mais alta.

Além disso, o prazo para a entrega da declaração de imposto deste ano teve prorrogação. Agora, veja a nova data abaixo.

Prazo do Imposto de Renda deste ano

As datas para declaração do imposto de renda tiveram alterações, e a nova data de início é 15 de março e a data final é 31 de maio. Recentemente, as datas de entrega caíram no primeiro dia útil de março ou na primeira semana do mês e terminaram em abril.

A Receita Federal, responsável pela gestão do Imposto de Renda, citou que as datas tiveram alteração devido à estrutura automatizada e pré-preenchida do formulário. Isso facilita o contribuinte a iniciar o processo com vários campos do formulário já preenchidos.

Dentre as informações disponíveis, destacam-se: rendimentos, deduções, ativos, passivos e ônus, estes derivam da declaração do ano anterior, a maior despesa, bem como de declarações de terceiros, como pagadores, imóveis, e serviços prestados por médicos.

Os empregadores são obrigados a relatar informações sobre funcionários, clientes, associados e pacientes até 28 de fevereiro.
No ano passado, a data de declaração do imposto de renda começou dia 7 de março, e o formulário pré-preenchido foi lançado no dia 14. Para este exercício, a receita informou que pretende juntar as duas datas em uma, a fim de incentivar os contribuintes a utilizarem o arquivamento automatizado.

No último comunicado, a Autoridade Tributária previa receber cerca de 4 milhões de declarações com informação pré-automatizada, mas apenas recebeu 2,3 ​​milhões. Apesar do número previsto ser inferior ao que era, aumentou cerca de 16% ao ano fiscal de 2021, que registou 400 mil declarações neste modelo.

Este ano, a expectativa fica que mais recursos estejam lançados, já que no ano passado o formato apresentava inconsistências que eram problemáticas, como o fato de não trazer todas as informações necessárias para o envio.

Declaração pré-preenchida

O extrato pré-preenchido facilita o processo por começar com informações que já estão presentes nos dados da receita federal.

Os dados são extraídos da declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), emitida pelo pagador, referente às informações das atividades imobiliárias (DIMOB) e serviços médicos (DMED).

A declaração automatizada enviada online, no aplicativo de rendimentos ou no site da Receita. Para isso, o cliente deve ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro ou certificado digital.

Governo federal vai liberar R$ 7 milhões para São Sebastião!

Governo federal vai liberar R$ 7 milhões para São Sebastião!

Cashback Banco Inter; confira como ganhar

Cashback Banco Inter; confira como ganhar