no ,

Imposto de Renda; confira as novas penalidades

Saiba aqui as novas penalidades caso você não realize a declaração do Imposto de Renda.

Imposto de Renda; confira as novas penalidades

O imposto de renda é uma exigência de todos os sujeitos passivos cujos rendimentos foram tributáveis ​​durante o ano-base. A papelada deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. Neste ano, em especial, a Receita Federal ampliou o prazo para prestação de contas.

Muitas regras estão em vigor em relação à declaração obrigatória de imposto de renda. Em consequência, os contribuintes que não tomarem esta iniciativa estarão sujeitos a sanções por parte das Autoridades Fiscais. Primeiramente, importante entender que o documento enviado online pelo programa de RI de um computador ou pelo aplicativo do celular.

A orientação da Receita Federal é que o cidadão não demore a entregar a declaração do imposto de renda. Se houver muitos acessos simultâneos ao site, isso pode gerar instabilidade, o que acarretaria na não entrega da declaração e, consequentemente, na penalização do contribuinte.

A punição é a aplicação de multa mensal de 1% sobre o valor do imposto devido, limite este fixado em 20% do valor do imposto. Sendo o mínimo da multa de R$ 165,74.

Para as restituições, caso a multa não seja paga dentro do prazo estabelecido, esta será deduzida (descontada), com as penalidades legais (juros) associadas, ao valor do Imposto de Renda a reembolsar.

Atenção para possíveis erros

Portanto, veja algumas dicas para evitar erros no momento de declarar o Imposto de Renda:

  • Organizar documentos de pagamentos e obtenção de ganhos financeiros antes de começar a declaração;
  • Ser transparente com a Receita Federal e informar todos os rendimentos recebidos no ano anterior, assim como comprovar todos os gastos que geram dedução;
  • Revisar a declaração do Imposto de Renda antes do envio para evitar erros de preenchimento;
  • Identificar operações que não ocorrem com frequência, para evitar omissão de dados. Entre essas operações, estão compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital;
  • Evitar a inclusão de dependentes em duas declarações;

Níveis do Imposto de Renda

Portanto, ao realizar seu cadastro no Gov.br, basta entrar no site e você já poderá conferir qual é seu nível dentro da plataforma, além da confiabilidade das informações. Vale ressaltar, que todas as contas se iniciam no nível bronze. Contudo, é possível subir de nível facilmente para prata ou ouro, já que eles são indicativos de como a conta é validada para declarar o Imposto de Renda.

Por fim, os níveis possuem relação com a validação dos dados na plataforma e quais informações estão sendo utilizadas para isso. Ademais bem como quais serviços públicos o indivíduo pode usar por meio dela e as transações permitidas. Ou seja, quanto maior a validação dos dados, maior o nível da conta, em relação a facilidade para declarar o Imposto de Renda.

Auxílio amigo; confira como solicitar

Auxílio amigo; confira como solicitar

Salário dos servidores; veja data para repasse

Salário dos servidores; veja data para repasse