no ,

Imposto de Renda; confira restituição

Saiba aqui como prosseguir para obter a restituição do Imposto de Renda em 2023.

Imposto de Renda; confira restituição

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda está próximo do fim, mas ainda há tempo para quem deseja receber a restituição logo nos primeiros lotes.

Prioridade na restituição

Segundo informações da Receita Federal, os contribuintes têm até a próxima quarta-feira, para enviar a declaração do Imposto de Renda e ter chances no prioritário. Caso contrário, ele não terá essa prioridade e terá uma diminuição das chances de receber a restituição logo nos primeiros lotes.

É importante lembrar que existem pessoas que já possuem prioridade no sistema de recebimento da restituição do Imposto de Renda. Por exemplo, como alguns idosos e pessoas que recebem salários do magistério. Essas pessoas estão dentro do grupo prioritário independentemente da data do envio da declaração.

No entanto, a Receita Federal indica outras pessoas que podem se juntar a esse grupo, como aqueles que enviam a declaração até o próximo dia 10 e os que optam pelo sistema de recebimento da restituição através do Pix.

Portanto, as pessoas que enviam a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida também terão mais chances de receber o montante antecipado. Esse documento é baixado no sistema da Receita Federal já com uma série de informações preenchidas.

Sendo assim, o cidadão tem apenas o trabalho de checar os dados, fazer algumas possíveis alterações e inserir os campos que ainda não foram preenchidos.

Declaração do Imposto de Renda

É importante lembrar que nem todos os contribuintes que enviam a declaração do Imposto de Renda terão direito à restituição. Mesmo que um cidadão envie a sua documentação até o dia 10, poderá não receber nada no primeiro lote, já que ele não vai ter direito ao recebimento do saldo de qualquer forma.

Contudo, dados mais recentes divulgados pelo Governo Federal indicam que a grande maioria dos contribuintes deverão receber o saldo da restituição, seja nas primeiras ou nas últimas datas. Estima-se que sete em cada 10 pessoas que enviam a declaração têm direito a receber o lote da restituição.

Dessa forma, é importante que os contribuintes se atentem aos prazos e enviem a declaração do Imposto de Renda o quanto antes, para terem mais chances de receber a restituição logo nos primeiros lotes.

Por fim, é importante que as informações contidas na declaração estejam corretas e atualizadas, para evitar possíveis problemas com a Receita Federal.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Novo RG; confira obrigatoriedade de troca

Novo RG; confira obrigatoriedade de troca

Auxílio Gás; veja e não perca o benefício

Auxílio Gás; veja e não perca o benefício