no ,

Imposto de Renda; confira restituição

Saiba aqui como prosseguir para obter a restituição do Imposto de Renda 2023.

Imposto de Renda; confira restituição

De acordo com a Receita Federal, o número de contribuintes que já entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ultrapassou a marca de 20 milhões. No entanto, o número está abaixo do esperado, já que a estimativa é receber 39,5 milhões de declarações. É importante lembrar que quem não cumprir estará sujeito a multa, que pode chegar a R$ 165,74 ou 20%.

Comunicado importante

Portanto, para evitar problemas, o contador e diretor executivo da NTW Resende, Leonardo Oliveira, recomenda que os contribuintes não deixem para a última hora a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Segundo ele, o sistema pode sofrer inconsistências e até mesmo cair devido ao grande número de acessos. Além disso, também fica importante lembrar que a arrecadação do tributo destinada ao financiamento de serviços públicos, como saúde, educação e segurança.

A declaração do Imposto de Renda serve, basicamente, para ajustar os valores que já pagos ao longo do ano pelos contribuintes. Para aqueles empregados de carteira assinada, os impostos pagos antecipadamente, através da retenção na fonte. O desconto feito pela empresa no momento do pagamento, sendo o valor enviado diretamente à Receita Federal.

Se o valor pago pelo contribuinte do Imposto de Renda for maior do que o devido, ele terá direito a uma restituição. Por outro lado, caso o valor pago ao longo do ano seja menor do que o devido, o mesmo deverá complementar o valor. A restituição ocorre quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria e o Fisco, através da declaração, devolve o valor excedente.

Restituição do Imposto de Renda

Em relação às restituições do Imposto de Renda 2023, o calendário previsto está distribuído da seguinte maneira: o primeiro lote será pago em 31 de maio, coincidindo com a data final para a entrega da declaração. Os demais lotes serão pagos em 30/6, 31/7, 31/8 e 29/9.

A ordem de prioridade para o cronograma de restituição do Imposto de Renda 2023 segue a seguinte sequência: primeiramente, recebem as pessoas com idade acima de 80 anos; na sequência, é a vez dos indivíduos com idade acima de 60 anos ou que tenham alguma deficiência ou doença grave; em seguida, recebem aqueles que obtêm a maior parte de sua renda por meio do magistério; e, por fim, recebem aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida disponibilizada pelo Fisco ou indicaram o PIX como método de recebimento da restituição.

Por fim, vale lembrar que o Imposto de Renda configura como uma obrigação anual para os contribuintes e a declaração precisa de emissão e encaminhamento. A Receita Federal oferece diversos recursos e informações para ajudar os contribuintes a cumprir com suas obrigações.

programa federal

Desenrola: entenda programa federal; Lula revela data

Serasa; confira comunicado para endividados

Serasa; confira comunicado para endividados