no

Imposto de Renda: programa gerador da declaração liberado em 15-03

Informe de Rendimentos

Imposto de Renda: programa gerador da declaração liberado em 15-03
Imposto de Renda: programa gerador da declaração liberado em 15-03

Imposto de Renda; confira as novas penalidades

Os contribuintes devem cumprir as suas obrigações para com as autoridades fiscais até 31 de maio

A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira (24) que o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. Portanto estará à disposição dos contribuintes a partir de 15 de março, mesma data do início da temporada de remessas. documento.

A coletiva de imprensa sobre as principais mudanças na declaração deste ano acontecerá na segunda-feira (27).

Portanto, o programa pode ser baixado para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Assim, por meio das lojas de aplicativos de cada sistema; e nos computadores do site oficial da Receita Federal. Outra opção é preencher as informações de devolução em formato online sem precisar baixar o programa.

Quando começa a Declaração de Imposto de Renda?

O prazo de entrega será entre 15 de março e 31 de maio deste ano. Nos anos anteriores, o prazo de entrega começava no primeiro dia útil ou na primeira semana de março e terminava em abril.

Assim, a Receita Federal, órgão responsável pela administração do IR, disse que os novos prazos se devem à estruturação de um modelo de documento pré-preenchido e automatizado.

No formulário pré-preenchido, o contribuinte inicia o processo com vários campos já preenchidos. A informação disponível inclui: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ónus importados da declaração do ano anterior, a parte do leão e declarações de terceiros, como fontes de pagamento, imóveis ou serviços médicos.

Informe de Rendimentos

O prazo para as empresas enviarem a declaração de rendimentos de 2022 aos empregados termina na próxima terça-feira, 28 de fevereiro. Bancos e corretoras de valores também devem comprovar os rendimentos das aplicações financeiras de seus clientes no mesmo período. Essas informações são necessárias para preencher a declaração de imposto de renda de 2023.

Os pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam do comprovante de renda e podem acessá-lo online no site ou aplicativo Meu INSS. O acesso deve ser feito por meio de login pelo Gov.br. O Instituto também deveria divulgar as declarações de renda dos contribuintes até o dia 28, mas decidiu publicá-las antes do prazo.

A Receita Federal usa essas informações para cruzar os dados e saber quanto cada contribuinte pagou de imposto no último ano e verificar se houve alguma irregularidade, como sonegação fiscal. O comprovante fornece informações sobre a renda total do trabalhador no ano anterior e o imposto retido na fonte sobre a renda do mesmo período.

CPF irregular e seu impacto na vida das pessoas

CPF irregular e seu impacto na vida das pessoas

Ganhar dinheiro na internet: veja métodos práticos

Ganhar dinheiro na internet: veja métodos práticos