no ,

Imposto de Renda; veja datas de restituição

Saiba aqui o calendário de restituição do imposto de Renda 2023.

Imposto de Renda; veja datas de restituição

O Imposto de Renda é um tributo anual cobrado pelo governo brasileiro sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas. Todos os anos, milhões de brasileiros se preparam para declarar sua renda à Receita Federal, no que se tornou um processo burocrático, mas necessário. Contudo, para muitos contribuintes, o período de declaração é também uma oportunidade para receber algum valor de volta, através da restituição do Imposto de Renda.

Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor que foi pago a mais durante o ano-calendário. Essa quantia pode ser utilizada para quitar dívidas, fazer investimentos ou simplesmente para gastar como quiser.

É importante lembrar que nem todos os contribuintes têm direito à restituição, mas aqueles que têm podem se beneficiar bastante. Para saber se você tem direito, basta verificar se a sua declaração possui imposto a restituir.

O calendário da restituição do Imposto de Renda divulgado todos os anos pela Receita Federal, e em 2023 não é diferente. O período para a entrega da declaração iniciou em 15 de março e seguirá até 31 de maio, por isso é importante ficar atento às informações divulgadas pelo Fisco, caso haja alguma alteração. Já as restituições começam a ser feitas no fim de maio, seguindo um cronograma específico para os lotes.

Lotes de restituição

O primeiro lote de restituição do IR destina-se a que têm prioridade, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental e contribuintes com doenças graves. Esse lote terá o início da liberação no dia 31 de maio, mesma data do fim das entregas das declarações. É importante lembrar que a prioridade não garante que a restituição será feita neste primeiro lote, mas apenas que esses contribuintes têm preferência na ordem de liberação.

Já o segundo lote de restituição do Imposto de Renda tem a liberação para todos os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e não possuem pendências com a Receita Federal. Sendo repassado a partir de 30 de junho, conforme o cronograma divulgado.

Por fim, o terceiro lote tem o repasse feito para todos os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e não possuem pendências com a Receita Federal. Ele será liberado em 31 de julho.

É importante ressaltar que, além da restituição, o Imposto de Renda é fundamental para o financiamento de políticas públicas, como saúde, educação e segurança. Por isso, declarar corretamente é um dever de todo cidadão brasileiro.

Além disso, a Receita Federal está cada vez mais rigorosa com os contribuintes que não cumprem com suas obrigações fiscais, então é preciso estar atento e seguir todas as regras estabelecidas pelo órgão para evitar problemas futuros.

INSS; confira as novas regras para aposentar

INSS; confira as novas regras para aposentar

Imposto de Renda; confira lote residual

Imposto de Renda; confira lote residual