no

Início da ação para corrigir valores do FGTS?

É como se fosse uma poupança que não rende.”. Não rende pela aplicabilidade nos valores do FGTS? Ou pela aplicabilidade da…

início da ação para corrigir valores do FGTS?
início da ação para corrigir valores do FGTS?

Enfim, o supremo tribunal federal – STF –, se propõem a julgar, no próxima data de 20 de abril, ação que se faz potente em correção dos valores do fundo de garantia do tempo de serviço – FGTS. Dessa forma, a partir do índice de correção monetária; medido pelo instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE. Assim sendo, a ação direta de inconstitucionalidade; carrega em si, o ministro Roberto Barroso como relator. Na atualidade, a lei em vigor determina que o saldo de contas; vinculadas do FGTS, se faz capaz de ser corrigido pela taxa referencial – TR. Esta, se encontra nos 0,048%. Isso ao ano. Sempre acrescido dos 3% de juros. Isso nos valores do FGTS?

Dessa forma, a ação na mesa da corte busca alterar dos juros. Ou seja, que desde 1999; corrigem o FGTS. Sendo assim, que, historicamente, ficaram abaixo da inflação. Logo, implicando em duas décadas de perdas para o poder de compra do dinheiro guardado. “A TR está há praticamente dez anos perto de zero, deixando o valor depositado cada vez mais desvalorizado.”. João Badari. “Não dá para ter um valor da conta fundiária sendo corrigido por um índice que não acompanha a inflação. É como se fosse uma poupança que não rende.”. Não rende pela aplicabilidade nos valores do FGTS?

Já se deu o início da ação para correção dos valores do FGTS?

Assim sendo, na análise de Badari, precedente aplicado pela correção monetária, dos precatórios em 2019; a partir do IPCA-e – índice nacional de preços ao consumidor amplo especial –, quando o STF julgou inconstitucional, o uso da TR para atualização dos valores das dívidas do governo, abriu espaço para que a ação ganhe mais força. Em suma, além de se deslanchar. Ou seja, “Existe um reflexo dessa inserção de capital que não pode ser ignorado. O dinheiro acrescido gira a economia como um todo, não só satisfaz o lado social.”. O advogado, ainda explica mais sobre os valores do FGTS.

Enfim; “A estimativa é que, caso ocorra esse reajuste, haja um impacto acima de R$ 400 bilhões nos cofres do governo. Isso pesa e muito no Orçamento, ainda mais em um momento de desestabilização fiscal.”. Sendo assim, “O problema não é só esse impacto. Bem ou mal, o governo já coloca previsões das ações em curso no Orçamento do ano. A questão é que se trata de um dinheiro barato ao governo, que fica parado por muito tempo e financia até habitações populares, e a correção pela inflação encarece, já que o governo também perde uma fonte de recursos.”. Dessa forma, “O projeto que o Haddad fez para tentar reduzir o déficit que ficou na Lei Orçamentária agradou os investidores por mostrar um compromisso com a estabilidade fiscal e o caminho das pedras.”. Enfim, “Se aprovado, esse rombo de mais de R$ 400 bilhões seria um baita banho de água fria.”. Conclui sobre os valores do FGTS.

exonerados de postos de saúde indígena? Confira

Exonerados de postos de saúde indígena? Confira

Saiba mais sobre o ColaPhone

Conheça o Surpreendente ColaPhone