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Receita Federal disponibiliza Cashback; veja

Saiba aqui o cashback disponibilizado pela Receita Federal para alguns indivíduos.

Receita Federal disponibiliza Cashback; veja

A Receita Federal deu início ao pagamento do 1º lote de restituição na última quarta-feira, dia 31, ao mesmo tempo em que encerrou o prazo para envio das declarações pelos contribuintes. Segundo o órgão, esse lote de restituição contemplará mais de 4 milhões de pessoas.

Repasses da restituição

Portanto, o valor acumulado dos pagamentos chega a aproximadamente R$ 7,5 bilhões, sendo o maior montante já pago em um lote de restituição na história. Vale ressaltar que, neste momento, o pagamento realizado apenas para os grupos prioritários determinados pela Receita Federal.

Dessa forma, sendo contemplados 246.013 contribuintes com mais de 80 anos, 2.464.031 entre 60 e 79 anos, 163.859 pessoas com alguma deficiência, 1.052.002 com maior fonte de renda proveniente do magistério e 204.020 que utilizaram a declaração pré-preenchida disponibilizada pela Receita Federal ou optaram por receber via PIX. O pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2023 realizado em cinco lotes, confira as datas:

1º lote: 31 de maio 2º lote: 30 de junho 3º lote: 31 de julho 4º lote: 31 de agosto 5º lote: 29 de setembro

É importante ressaltar que o pagamento efetuado na conta bancária informada na declaração, seja por depósito direto ou pela chave PIX. É essencial destacar também que a conta precisa estar em nome do declarante, a menos que o contribuinte tenha falecido, menor de idade, incapaz ou tenha saído definitivamente do país.

Para verificar se receberá algum valor de restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet e selecionar “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é necessário clicar em “Consultar Restituição”.

Informações da Receita Federal

Portanto, o contribuinte também pode acessar por meio do aplicativo “Pessoa Física” disponível para tablets e smartphones. Inicialmente, é necessário verificar a situação da restituição. A pesquisa feita por meio do extrato da declaração, utilizando o sistema Meu Imposto de Renda disponível no Centro Virtual de Atendimento.

Segundo informações da Receita Federal, entre os principais motivos para não receber a restituição estão:

  • Ainda não é o lote de restituição;
  • O contribuinte está em malha fiscal;
  • A restituição utilizada para compensar dívidas;
  • Dados bancários incorretos.

Caso as informações bancárias estejam erradas ou a conta já tenha encerramento, o contribuinte pode optar por duas soluções. Se a restituição ainda não tiver sido liberada, é possível corrigir os dados. A pessoa também pode acessar o sistema Meu Imposto de Renda e clicar em “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”.

Por fim, se a restituição já tiver sido liberada, o valor será enviado para o Banco do Brasil e ficará disponível por um ano para resgate.

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